Você sabe o que é Saúde mental ?

Você sabe o que é Saúde mental ? (9 maio 2020)

Um artio sobre : o que significa saúde mental? Este é um termo bastante comentado na área da saúde, mas que ainda gera dúvidas em muitas pessoas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ainda não existe uma definição oficial sobre o que é saúde mental.

Contudo, esse termo é utilizado para indicar a qualidade de vida emocional e cognitiva de uma pessoa. E isso pode incluir diversos aspectos como, por exemplo:

  • Vivências internas e externas;
  • Capacidade de administrar a própria vida;
  • Saber lidar com as emoções;
  • Reconhecimento de limites, entre outros.

Esse equilíbrio pode ser quebrado por diversos fatores, desde traumas que acabam afetando o emocional de uma pessoa, até transtornos hormonais que prejudicam a produção de substâncias responsáveis por sensações de bem-estar, prazer e felicidade.

Qual a importância de manter uma boasaúde mental?

Manter a saúde mentalem dia é importante por diferentes motivos. Para começar, uma pessoa com mentalmente saudável possui equilíbrio emocional, assim como também sabe gerenciar com eficiência seus desejos, capacidades, ideias, frustações e emoções.

Quando não há um bem-estar mental, o indivíduo pode apresentar diversas consequências, que vão desde depressão, ansiedade, até dificuldades de lidar com as próprias emoções, desânimos e em casos extremos até mesmo comportamentos suicidas.

Vale ressaltar ainda que a saúde mentalpode interferir também nos aspectos físicos do seu corpo. Por exemplo, um estudo da King’s College de Londres revelou que pessoas com doenças mentais graves, como a depressão, têm 53% mais chances de desenvolverem doenças cardiovasculares.

Por isso, se você preza por uma boa qualidade de vida é essencial que adote hábitos que possam manter a sua saúde mental em dia.

Como cuidar da saúde mental, principalmente em tempos de crise?

Assim como o seu corpo precisa de cuidados como uma alimentação equilibrada, boas noites de sono e exercícios físicos, para manter a saúde mentalem dia é necessário adotar algumas práticas saudáveis, como:

1.  Procurar ajuda profissional

A ajuda profissional é sempre o primeiro passo, quando há sinais de que a saúde mentalnão vai bem. Isso porque, o profissional poderá fazer uma avaliação completa para identificar que tipo de problema pode estar ocorrendo, se há algum distúrbio mental em fase inicial ou avançada e o que fazer para trata-lo.

2.  Evite o consumo de drogas, álcool e cigarro

Substâncias como drogas, álcool e cigarro podem prejudicar diretamente a produção de vários hormônios que são responsáveis por ajudar no bem-estar mental. Além disso, elas também podem aumentar o risco de outras doenças como hipertensão, diabetes, cirrose e depressão.

3.  Pratique atividades físicas

As atividades físicas ajudam no funcionamento do corpo, mas também da mente, uma vez que estimulam a produção de serotonina, uma substância que promove as sensações de bem-estar e prazer. Elas também contribuem para a redução do cortisol do organismo, que é o hormônio responsável pelo estresse.

Por isso, procure fazer atividades físicas regularmente. Seja uma corrida, caminhada, ou qualquer outra atividade de sua preferência. O importante é não ficar parado e acabar caindo no sedentarismo!

4.  Pratique hobbies que promovam o autoconhecimento

Hobbies como a meditação e a yoga ajudam a promover o autoconhecimento, uma vez que você trabalha o controle corporal e mental. Por meio deles, é possível identificar com mais facilidades agentes externos e internos que possam estar prejudicando a saúde da sua mente, e assim lidar com eles de maneira mais efetiva.

Quer saber mais sobre como cuidar da sua saúde mental, mesmo a distância? Então não deixe de acessar o Fale Com Médico e agende a sua consulta.

Nós, da empresa Medical Tecnica somos especialistas em testes neuropsicológicos computadorizados. Temos plataformas computadorizadas com baterias de testes neuropsicológicos para detectar AlzheimerTDAH, Discalculia, dislexia etc. Até oferecemos programas de reabilitação e simulação para CCL, TDAH, discalculia, dislexia, concentração etc.

Entre em contato para marcar uma apresentação online (20 min) e saiba mais sobre nossa plataforma neuropsicológica computadorizada.

 

 

Comments are closed.