Transtorno de ansiedade generalizada

Transtorno de ansiedade generalizada (05 de janeiro de 2021)

 

Você se considera uma pessoa ansiosa? Vive tensa e preocupada? Passar por momentos de ansiedade, principalmente diante dos inúmeros desafios do cotidiano, é algo absolutamente normal. No entanto, quando esse sentimento se revela de forma excessiva e constante, isso pode ter uma causa patológica. Nesse caso, estamos falando do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

Você conhece ou já ouviu falar nesse distúrbio? Sabe diferenciar quando a ansiedade é normal e quando ela é patológica? Ou então como lidar com o Transtorno de Ansiedade Generalizada?

Se a resposta for não, continue lendo esse post. E fique por dentro de tudo sobre o assunto!

 

O que é Transtorno de Ansiedade Generalizada?

O transtorno de ansiedade generalizada, também conhecido pela sigla TAG é um transtorno que causa um intenso assim como profundo sentimento de nervosismo e preocupação diante de vários acontecimentos ou situações.

Este é um distúrbio que pode ocorrer em qualquer idade e afeta diretamente diferentes setores da vida, que vão desde o convívio social, até as relações de trabalho.

Em outras palavras, uma pessoa com Transtorno de Ansiedade Generalizada dificilmente consegue ter momentos de relaxamento, e costuma apresentar esgotamento físico e mental em decorrência do problema, que pode durar 6 meses ou mais.

 

Ansiedade generalizada x ansiedade normal – Qual a diferença?

Inevitavelmente, passar por situações que geram preocupação é algo comum na vida de qualquer pessoa. E nesse caso, é comum que o indivíduo sinta-se preocupado, mas consiga administrar seus sentimentos, não permitindo que eles afetem sua rotina.

 

Por outro lado, uma pessoa com transtorno de ansiedade generalizada não consegue administrar a situação da mesma forma. A preocupação sentida é desproporcional, bem como exaustiva e exagerada. A pessoa fica incapacitada de seguir com suas atividades diárias, se sente constantemente angustiada e sempre espera pelo pior.

Não se sabe exatamente a origem do problema. Mas, acredita-se que esse distúrbio esteja diretamente associado a disfunções em neurotransmissores como a dopamina, serotonina e norepinefrina.

Além disso, fatores como estresse e genética também podem tornar uma pessoa suscetível ao desenvolvimento desse transtorno.

 

Principais sintomas da TAG (Transtorno de ansiedade generelizada)

Os principais sintomas do transtorno de ansiedade generalizada são emocionais,  comportamentais assim como físicos, e podem ser resumidos a:

  • Preocupações constantes que atormentam a mente;
  • Sente que a ansiedade é incontrolável;
  • Não consegue se desfazer de pensamentos perturbadores;
  • Profunda intolerância com o sentimento de incerteza do futuro;
  • Apreensão e medo;
  • Dificuldade de concentração;
  • Tendência a procrastinação;
  • Dores no corpo em razão de tensão muscular;
  • Dificuldade em dormir.

Como lidar com o transtorno de ansiedade generalizada

Se você identificou alguns dos sintomas acima, o melhor que tem a fazer é procurar por ajuda especializada. Somente um profissional capacitado será capaz de definir um diagnóstico mais preciso.

Quanto mais cedo você receber o diagnóstico e começar a se tratar, mais rápido terá qualidade de vida bem como mais exitoso será o tratamento.

A avaliação neuropsicológica, em conjunto a outros exames específicos, é  o meio seguro para fechar o diagnóstico de transtorno de ansiedade generalizada. Faça agora uma avaliação acessando este link e descubra como a Medical Técnica pode ajudar no diagnóstico e tratamento de TAG.

 

Medical Tecnica é especialista em avaliação e reabilitação de problemas de memória e concentração em crianças e adultos. Nossos sistemas avançados de avaliações neuropsicológicas computadorizadas são usados para detectar deficiências cognitivas como TDAHAlzheimer, Dislexia, DiscalculiaDepressão e Autismo. Também oferecemos programas de treinamento, reabilitação e estimulação para queixas de memória.

Comments are closed.