Tipos de TDAH: Conheça os principais e seus sintomas

Tipos de TDAH: Conheça os principais e seus sintomas (13 de maio de 2021)

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico e possui causas genéticas, sendo muitas vezes facilmente perceptível através do comportamento da criança. Normalmente os sintomas começam com 7 anos de idade, fase de inserção no ambiente escolar. A partir dessa idade já é possível observar qual entre os tipos de TDAH a criança possui. Caracterizado por desatenção, impulsividade e, em alguns casos, hiperatividade. Esses sintomas geralmente ocorrem juntos. Entretanto, um pode ocorrer sem necessariamente está associado ao (s) outro (s).

Muitos imaginam que existe apenas um tipo de TDAH, no entanto existem 3 tipos de TDAH principais. Quer saber quais são eles? Então continue sua leitura e descubra!

 

Basicamente, existem três tipos de TDAH que uma pessoa pode apresentar. São elas:

  • TDAH Tipo Desatento: esse tipo de TDAH se caracteriza predominantemente por desatenção e distração sem hiperatividade.
  • Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade do Tipo Hiperativo-Impulsivo: este, o tipo menos comum de TDAH, ocorre quando uma pessoa apresenta comportamentos impulsivos e hiperativos sem desatenção e distração.
  • TDAH Tipo Misto: Este é o mais comum entre todos. O TDAH do tipo misto se caracteriza por comportamentos impulsivos e hiperativos, bem como desatenção e distração.

Quais os sintomas do TDAH?

Os diferentes tipos de TDAH vão possuir sintomas específicos, ou seja, dependendo do quadro a criança poderá apresentar em grau mais alto de desatenção e não ser possível observar sintomas como a impulsividade.

O transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade não há sintomas comuns a todos os indivíduos pode ser que a criança apresenta apenas alguns desses. Por isso é importante o acompanhamento profissional.

No geral, entre os principais sintomas que indicam se uma pessoa tem esse transtorno, estão:

  • Desatenção

Curto período de atenção para a idade (dificuldade em manter a atenção), dificuldade em ouvir os outros, algumas vezes de obedecer às ordens apresentadas, dificuldade em prestar atenção aos detalhes e possui distração fácil.

  • Impulsividade

Frequentemente interrompe outras pessoas, tem dificuldade em esperar sua vez na escola e / ou jogos sociais, muitas vezes tende a deixar escapar respostas em vez de esperar ser chamado e constantemente assume riscos frequentes e muitas vezes sem pensar antes de agir

  • Hiperatividade

Parece estar em constante movimento e com isso tem dificuldade em permanecer em seu assento mesmo quando é esperado, ou então fala excessivamente. E, por esse excesso de ações, acaba sendo disperso e perde ou esquece coisas repetidamente e frequentemente

 

Tratamento para Déficit de Atenção

O tratamento para o TDAH dependerá de algumas variáveis como: idade, peso, nível dos sintomas e tolerância da criança aos medicamentos. É muito importante que os responsáveis levem a criança ao médico para ele assim contatar o TDAH.

Um dos métodos para o tratamento é a utilização de medicação ou tratamento muito importante é a avaliação neuropsicológica.

Isso porque é por meio da avaliação que se torna possível identificar qual entre os tipos de TDAH a criança possui com mais facilidade. E, a partir disto, estabelecer a melhor abordagem terapêutica em cada caso. Além disso, tratamentos neuropsicológicos são altamente eficazes na maioria das crianças com TDAH.

Portanto, ao identificar qualquer um dos sintomas acima, o mais indicado é fazer uma avaliação especifica para definir qual entre os tipos de TDAH se trata e buscar o melhor tratamento para a criança.

 

https://www.avaliacoesneuropsicologicas.com

https://medicaltecnica.com.br

 

Comments are closed.