Telemedicina no Brasil – CFM a favor do atendimento médico viabiliza a ampliação da Atenção Primária à Saúde

Telemedicina no Brasil - CFM a favor do atendimento médico viabiliza a ampliação da Atenção Primária à Saúde (6 maio 2020)

A Telemedicina no Brasil é um recurso que tem conquistado cada vez mais espaço, principalmente diante de um cenário de crise no qual vivemos hoje.

Várias atividades comuns à rotina do brasileiro tiveram que ser modificadas devido ao isolamento social. E no atendimento à saúde não foi diferente.

A necessidade de manter as pessoas isolada revelou como a medicina a distância, baseada no uso de recursos tecnológicos de ponta, viabiliza os atendimentos de Atenção Primária à Saúde.

E mais! Essa alternativa acaba representando uma porta de saída para desafogar o Sistema de Saúde, trazendo mais estabilidade e qualidade ao atendimento médico no Brasil.

O potencial da Telemedicina no Brasil

O atendimento na Atenção Primária à Saúde representa uma etapa importante do processo contínuo de cuidados. Afinal de contas, é por meio dele que se torna possível identificar e solucionar as necessidades básicas de saúde da população, bem como encaminhar os problemas de média e alta complexidade aos outros níveis de atendimento em saúde.

Nesse sentido, a Telemedicina no Brasil tem um grande potencial. Isso porque ela possibilita o contato entre profissionais de saúde e pacientes, mesmo que ambos estejam a quilômetros de distância. Assim, é possível agilizar o atendimento e otimizar o serviço de atendimento em saúde.

E levando em conta o cenário atual, onde é necessário o isolamento para reduzir a disseminação do COVID-19, a Telemedicina no Brasil se tornou a principal alternativa para pacientes que precisam de atendimentos de Atenção Primária à Saúde, mas que não podem, por medidas de proteção, se deslocar até clínicas e hospitais.

Telemedicina CFM: O apoio que faz toda a diferença para o setor

Recentemente o Conselho Federal de Medicina reconheceu a possibilidade de se adotar a telemedicina para diferentes modalidades dentro do país. A princípio, ela pode ser exercida em três moldes:

  • Teleorientação
  • Telemonitoramento
  • Teinterconsulta

O fortalecimento da relação Telemedicina CFM é de grande relevância para o setor médico brasileiro. Além de potencializar os atendimentos, levando assim Atenção Primária à Saúde à todos, a medida também auxilia os profissionais a lidarem com um dos maiores desafios dentro do país, chegar em áreas remotas.

De acordo com Federação dos Hospitais, Clinicais e Laboratórios de São Paulo (Fehoesp), o reconhecimento possibilitará, por exemplo, a realização de laudos médicos específicos em áreas onde não há um especialista local.

Isso faz toda a diferença, levando em consideração que em algumas regiões brasileiras, um tratamento ou diagnóstico podia levar meses para ocorrer, por falta de um especialista local para emitir o laudo necessário.

Importante ressaltar que a decisão do CFM em relação a telemedicina é em caráter excepcional.

Ela tem validade apenas durante o combate a Pandemia de COVID-19. Contudo, essa é uma decisão que tem grande peso para o debate dentro do Brasil, e que deve incentivar discussões mais alinhadas nos próximos anos.

A Telemedicina no Brasil tende a se fortalecer ainda mais nesse período e nos próximos anos. Com o apoio do CFM e de outros órgãos e entidades do setor, a promoção de atendimento de qualidade à todos deve ser ainda maior, se tornando parte rotineira do setor.

 

A Fale Com Medico é uma plataforma para oferecer consulta médica on-line a todos os brasileiros em todo o mundo.  A Fale Com Medico faz parte da Medical Tecnica e oferece consulta médica online na areas clínica geral, saúde mental, saude dental, etc.

Agende sua consulta online agora!

Comments are closed.