Sono Rem – Como ele afeta o tempo de vida

Sono Rem - Como ele afeta o tempo de vida  (29 de julho de 2020)

Ter um sono profundo de qualidade é essencial para manter a saúde em dia. E dormir pouco pode encurtar a sua vida, diz um estudo divulgado recentemente. Você não deve estar surpreso, não é? Afinal, desde muitos novos somos ensinados na escola que o sono REM é responsável por restaurar nosso corpo.

É ele quem prepara nossa mente para o dia seguinte. Então, era de se esperar que diminuir o tempo de recuperação do nosso organismo causasse problemas de saúde.

Contudo, o que poucos sabem é que há uma ligação direta entre o sono REM e a expectativa de vida. Nesse post você vai entender tudo sobre assunto, desde o que a ciência diz sobre o assunto, até como você pode identificar e solucionar possíveis problemas. Continue lendo e descubra!

Sono Rem e expectativa de vida - O que a ciência diz?

Um estudo feito na Universidade de Stanford mostrou que para cada redução de 5% no tempo de sono REM, a taxa de mortalidade pode aumentar de 13% a 17% entre os idosos e adultos de meia idade.

Para realizar essa pesquisa, Eileen Leary, gerente sênior de pesquisas clinicas da universidade, e seus colegas, testaram 2.600 homens acima dos 76 anos e 1.400 mulheres com mais de 52 anos. Os dois grupos foram acompanhados por 12 e 21 anos, respectivamente.

Embora não saibamos muito sobre como funciona o sono REM, descobrir essa relação é importante. Até mesmo para que novas pesquisam surjam com o intuito de otimizar essa fase do sono.

Leary afirma que “Estratégias para preservar o sono REM podem influenciar terapias clinicas assim como reduzir o risco de morte, especialmente em adultos que têm menos de 15% de sono REM por noite”.

Ainda que seja cedo para utilizar esse estudo para fazer recomendações que melhorem o sono REM, podemos usar pesquisas feitas anteriormente que tratam da importância de dormir a quantidade de horas adequadas, para equilibrar as fases do sono e garantir boa saúde e mais longevidade.

Distúrbios que podem afetar seu sono

Agora que você sabe o quão essencial é o sono REM, vamos tratar dos principais distúrbios que podem te impedir de dormir com qualidade. São eles:

  • Insônia;
  • Sonambulismo;
  • Síndrome das pernas inquietas;
  • Bruxismo;
  • Paralisia do sono.

Todos esses distúrbios podem ser causados pelos mais diversos fatores, entre eles estão a genética, maus hábitos e doenças pré-existentes.

Como identificar problemas que prejudicam o sono Rem e melhorar sua saúde?

Boa parte dos distúrbios capazes de te impedir de ter um sono REM de qualidade não são facilmente percebidos por quem sofre com esses problemas.

Nesse caso, a recomendação é ao menor sinal de dificuldade para dormir ou ter um sono tranquilo, procurar por ajuda médica especializada e realizar uma avaliação neuropsicológica. Caso ainda não tenha ouvido falar, este se trata de uma avaliação onde a partir de um questionário e, em algumas situações, por meio de exames clínicos, é possível chegar a um diagnóstico preciso.

Com isso, você terá condições de, juntamente com seu médico, estabelecer o melhor tratamento possível.

Nós, da empresa Medical Tecnica somos especialistas em testes neuropsicológicos computadorizados. Temos plataformas computadorizadas com baterias de testes neuropsicológicos para detectar AlzheimerTDAH, Discalculia, dislexia etc. Até oferecemos programas de reabilitação e simulação para CCL, TDAH, discalculia, dislexia, concentração etc.

Entre em contato para marcar uma apresentação online (20 min) e saiba mais sobre nossa plataforma neuropsicológica computadorizada. 

Comments are closed.