Saúde mental na terceira idade – como melhorar a dotando algumas dicas simples

Saúde mental na terceira idade - como melhorar a dotando algumas dicas simples (29 abril 2020)

Manter a saúde mental na terceira idade exige uma série de cuidados. Assim como os músculos precisam ser constantemente estimulados para que o idoso não sofra com lesões ou o enfraquecimento, o mesmo acontece com o cérebro.

O envelhecimento gera várias dificuldades naturais. Mas, é possível evitar problemas mais sérios, como doenças neurodegenerativas, bem como trazer mais qualidade de vida para o idoso, através de alguns cuidados simples, tais como:

Experimente novas atividades para manter a saúde mental na terceira idade

Com a terceira idade a aposentadoria chega e abre espaço para a pessoa ter mais tempo. Por isso, uma das dicas para melhorar a saúde mental na terceira idadeé justamente experimentar atividades novas.

Esse tipo de hábito ajuda o idoso a combater diretamente os efeitos do envelhecimento, como a solidão e as dificuldades cognitivas. Ao preencher os espaços livres de tempo, o idoso passa a ter uma vida mais produtiva e a ampliar os seus horizontes.

Fique conectado

O isolamento social é um dos fatores que prejudica a saúde mental. Isso porque esse é um dos fatores responsáveis pode desencadear vários problemas psicológicos, como a depressão.

Por isso, mais uma das dicas para melhorar a saúde mental nessa fase é se manter conectado. Hoje existem várias ferramentas que podem ser usadas para aproximar as pessoas.

Desde aplicativos de mensagens até videoconferências. O ideal é que o idoso busque se inserir nessa nova realidade, e até mesmo ingresse em outras atividades que possam estimular o convívio social, como participar de grupos de idosos ou até mesmo se aprofundar os conhecimentos em novas tecnologias, como as mídias sociais.

Como cuidar da saúde mental na terceira idade - Tenha ótimas noites de sono

O sono é mais um dos pilares da saúde mental na terceira idade. Isso porque, é ele que ajuda o corpo a manter o funcionamento de várias funções do corpo, principalmente a produção hormonal. Por isso, inclusive, que a má qualidade do sono pode se rum fator de desenvolvimento de várias doenças, como a síndrome de Alzheimer.

Nessa fase da vida, o ideal é que a pessoa tenha de 7 a 9 horas de sono de qualidade. Isso permite que o cérebro se regenere e recarregue para as atividades do dia seguinte, e também que o próprio corpo retome as energias.

Estimular o desenvolvimento das funções cognitivas

A melhor dica para melhorar a saúde mental na terceira idadeé buscando meios de estimular as funções cognitivas.

E nesse sentido, a avaliação neuropsicológica tem um papel muito importante, uma vez que ela consegue fazer um mapeamento completo da atividade do cérebro.

Assim, é possível identificar, por exemplo, quais áreas estão funcionando bem, que precisam ser mais estimuladas, e até mesmo prever sinais de possíveis transtornos como o Alzheimer ou Parkinson.

Dessa forma, é possível que o paciente, juntamente com o médico, consiga definir as melhores alternativas para estimular as funções cognitivas e evitar problemas futuros.

Agora que você sabe como melhorar a saúde mental na terceira idade, não deixe de colocar as dicas acima em prática e também buscar acompanhamento médico periódico para ajudar na prevenção de distúrbios.

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