Saúde mental em idosos – 4 sinais de alerta que você precisa ficar atento

Saúde mental em idosos - 4 sinais de alerta que você precisa ficar atento (27 maio 2020)

Os cuidados em relação a saúde mental em idosos precisam ser redobrados. Isso porque, conforme envelhecemos, a tendência é que diferentes doenças mentais e neuropsicológicas surjam por conta desse processo natural.

De acordo com um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), distúrbios mentais atingem quase 30% da população. Depressão, demência, Alzheimer são algumas das doenças que podem atingir as pessoas idosos.

E existem alguns sinais de alerta que podem indicar alguns problemas de saúde mental em idosos.

1.    Episódios de perda de memória

A perda de memória é um dos primeiros sinais que podem surgir quando há algum distúrbio mental começando a se desenvolver ou já estabelecido. Isso porque, é um dos processos cognitivos que é afetado pela morte de neurônios.

Eles podem estar relacionados a informações recentes, que o idoso recebeu há poucos minutos ou de episódios do passado. Esse sinal é um alerta quando a perda de memória afeta a autonomia do idoso.

2.    Confusão mental é um dos sinais da saúde mental em idosos

Mais um dos sinais de que a saúde mental em idosos não vai bem é a confusão mental. Geralmente, esse tipo de sintoma também pode desencadear episódios de irritabilidade, agressividade e dificuldade de concentração.

É possível ver esse sintoma quando, por exemplo, o idoso não consegue se concentrar em uma atividade rotineira, ou quando perde um foco durante uma conversa, mostrando que não sabe como chegou até o tema ou até quando iniciou o diálogo com a outra pessoa.

3.    Episódios de desorientação é um dos sinais da saúde mental em idosos

A desorientação está ligada diretamente ao modo como o idoso percebe o ambiente em que está. Dependendo do tipo de doença mental e do nível de gravidade dela, esses episódios podem ser mais sérios e recorrentes.

É comum, quando a pessoa apresenta esse sintoma, que ela sinta dificuldades de reconhecer pessoas, mesmo aquelas que vê diariamente. Além disso, ele também pode sentir dificuldades de reconhecer o ambiente que se encontra, mesmo sendo a própria casa.

Tarefas mais simples, como voltar do mercado para casa, também se tornam complexas para o idoso, sendo comum, em casos mais graves, que o indivíduo acabe se perdendo no meio do caminho.

4.    O idoso fica com o humor depressivo por períodos de tempo maiores

Um dos sinais mais comuns de que o idoso está com a saúde mental comprometida é o humor depressivo por longos períodos de tempo. Por conta das mudanças geradas pelo envelhecimento, a pessoa pode vir a sofrer de grande instabilidade emocional.

É comum, principalmente em mulheres, que haja uma queda na autoestima e episódios de autodepreciação se tornem comuns.

O humor depressivo pode estar ligado diretamente a depressão, mas também a outras doenças mentais. Isso porque, ele também está diretamente ligado a degeneração de neurônios e também a queda na produção de hormônios fundamentais para a manutenção da sensação de prazer, felicidade e bem-estar.

Esses são alguns dos principais sinais de alerta em relação a saúde mental em idosos. Caso você percebe algum desses sintomas, não deixe de procurar por um médico.

Nós, da empresa Medical Tecnica somos especialistas em testes neuropsicológicos computadorizados. Temos plataformas computadorizadas com baterias de testes neuropsicológicos para detectar AlzheimerTDAH, Discalculia, dislexia etc. Até oferecemos programas de reabilitação e simulação para CCL, TDAH, discalculia, dislexia, concentração etc.

Entre em contato para marcar uma apresentação online (20 min) e saiba mais sobre nossa plataforma neuropsicológica computadorizada.

Comments are closed.