Saúde do idoso – aspectos, desafios e envelhecimento saudável

Saúde do idoso - aspectos, desafios e envelhecimento saudável (11 june 2020)

A saúde do idoso é uma das que mais demanda cuidados. Afinal de contas, conforme as pessoas envelhecem as funções do corpo tendem a ser menos eficientes, e isso abre uma margem maior para o desenvolvimento de certos distúrbios e doenças.

Contudo, apesar dos desafios, é possível proporcionar um envelhecimento saudável para o público da terceira idade, através da adoção de boas práticas e hábitos saudáveis ao longo da vida.

Veja nesse post quais são os principais aspectos que comprometem a saúde do idoso e o que fazer para garantir um envelhecimento saudável.

Saúde do idoso: Principais aspectos e desafios

É preciso levar em consideração que o saúde do idoso está diretamente ligado ao estilo de vida, assim como acontece na população jovem e adulta. Mas, no caso das pessoas idosas, ainda é necessário considerar toda a carga dos anos passados.

Por exemplo, um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Boston (EUA) revelou que o sedentarismo na meia-idade tende a levar a redução do volume cerebral na terceira idade.

O mau condicionamento físico também afeta diretamente a saúde muscular e óssea do idoso. Pesquisas mostram que naturalmente, conforme as pessoas envelhecem, elas tendem a perder até 30% da massa muscular e flexibilidade.

Com isso, é comum que surjam problemas como dores crônicas, queda na força, enfraquecimento dos ossos entre outros.

Desafios sociais

É preciso levar em consideração, também, os desafios sociais. O afastamento social é um dos elementos mais presentes entre a população idosa sendo, inclusive, um fator de risco para o surgimento de distúrbios como depressão, por exemplo.

Esse obstáculo está diretamente ligado ao fato de, muitas vezes, o idoso não conseguir se encaixar na nova sociedade que se estabeleceu.

Insuficiência familiar

Outro fator que também é visto como um desafio para os idosos hoje em dia é a formação de novos grupos familiares. Ao longo dos anos, houve uma mudança nas perspectivas de muitos casais. Antes, era comum que as pessoas tivessem vários filhos, mas este cenário já não é mais tão comum como antigamente.

Atualmente, vários cônjuges possuem apenas um ou até mesmo nenhum filho. E isso causa um fenômeno conhecido como “insuficiência familiar”. Ou seja, há décadas atrás os idosos tinham os filhos e netos para cuidar deles na velhice, hoje temos pessoas da terceira idade sem membros familiares para prestar esse cuidado.

Como proporcionar o envelhecimento saudável

Para proporcionar um envelhecimento saudável para o idoso, são necessários alguns cuidados com a saúde do idoso, entre eles:

  • Realização de checkups periódicos;
  • Alimentação equilibrada e com foco na reposição de nutrientes que tendem a reduzir conforme envelhecemos;
  • Praticar atividades físicas regularmente;
  • Realização de atividades em grupo para promover contatos sociais;
  • Utilização de suplementação, caso seja necessário, para evitar deficiência vitaminas;
  • Manter a carteira de vacinação em dia, principalmente as campanhas anuais como a vacina de H1N1;
  • Uso criterioso e apenas sob recomendação médica de medicamentos que posam ser necessários;
  • Alterações no ambiente onde o idoso vive com o objetivo de reduzir os riscos de lesões e traumas;
  • Ampliação da rede de suporte social de forma que a pessoa idosa possa contar com pessoas próximas para dar o auxílio necessário.

Agora que você sabe como melhorar a saúde do idoso, não deixe de colocar os cuidados mencionados acima em prática. Marque hoje mesmo uma consulta no Fale Com Médicos e veja como está sua saúde e o que pode fazer para manter sua qualidade de vida em dia!

Nós, da empresa Medical Tecnica somos especialistas em testes neuropsicológicos computadorizados. Temos plataformas computadorizadas com baterias de testes neuropsicológicos para detectar AlzheimerTDAH, Discalculia, dislexia etc. Até oferecemos programas de reabilitação e simulação para CCL, TDAH, discalculia, dislexia, concentração etc.

Entre em contato para marcar uma apresentação online (20 min) e saiba mais sobre nossa plataforma neuropsicológica computadorizada.

Comments are closed.