Sobre Alzheimer Precoce: Saiba Como Detectar

Sobre Alzheimer Precoce: Saiba Como Detectar

A Alzheimer precoce é uma doença degenerativa que atinge pessoas antes dos 65 anos de idade. Em muitos casos, ela pode surgir em adultos por volta dos 30 anos de idade, e por ser considerada uma doença agressiva e de avanço rápido, o diagnóstico precoce é essencial para o controle desse distúrbio.

Nesse post, mostraremos tudo sobre o assunto. Por isso, continue sua leitura e fique por dentro sobre o que é o Alzheimer Precoce, como identifica-lo e quais tratamentos existem hoje em dia para combater o avanço dessa doença. Confira!

O que é Alzheimer precoce?

Para quem não sabe, o Alzheimer Precoce é uma doença degenerativa que atinge o cérebro, e que causa uma série de consequências, tais como falhas da memória, confusão mental, irritabilidade e agressividade.

Um os grandes problemas desse distúrbio é que seus sintomas são constantemente confundidos com estresse e distração. Eles incluem:

  • Falhas simples de memória como esquecer o que iria fazer;
  • Confusão mental, como não saber onde está;
  • Irritabilidade e agressividade;
  • Angústia e depressão;
  • Perda gradativa dos movimentos;
  • Dificuldades para dormir.

Como detectar Alzheimer precoce?

Identificar o Alzheimer precoce é um passo fundamental para garantir um diagnóstico prévio e, assim, amenizar as sequelas da evolução desse quadro no organismo e também no dia a dia do paciente.

Em linhas gerais, existem algumas maneiras de identificar precocemente esse distúrbio. Confira abaixo alguns desses métodos de identificação:

·      Mini exame do Estado mental

Uma das maneiras antiga de identificar essa doença é por meio do Mini Exame Mental. Também chamado de teste de Folstein, esse exame (7 ate 10 min) consiste na realização de um questionário composto por 30 pontos.

Essa é uma metodologia antiga e há muitas limitações no uso desse método para detectar a doença de Alzheimer precoce.

·      Avaliação neuropsicológica

Outra maneira de detectar esse tipo de doença é através de uma avaliação neuropsicológica computadorizada.

Por meio desse tipo de avaliação, é possível detectar sinais precoces de Alzheimer (Transtorno cognitivo leve ou comprometimento cognitivo leve CCL).

Além disso, esse tipo de método também consegue estimar a gravidade do comprometimento cognitivo, bem como o curso de alterações cognitivas em um indivíduo ao longo do tempo. Sem contar que os relatórios gerados por ele facilitam bastante a interpretação médica do problema.

Tratamento para Alzheimer precoce

O tratamento para o Alzheimer precoce tem como objetivo evitar a progressão da doença, bem como diminuir os sintomas. Por se tratar de uma doença degenerativa, quanto antes ela for descoberta, melhores são os resultados dos tratamentos.

A mudança de hábitos representa uma das etapas do tratamento, uma vez que várias atitudes do dia a dia podem acelerar a degeneração.

Entre os hábitos que o indivíduo deverá incluir no seu dia a dia estão:

  • Manter uma alimentação saudável;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Evitar vícios como o tabagismo.

Além disso, é comum que os especialistas recomendem exercícios mentais que ajudem a evitar a degeneração, bem como estimular as capacidades cognitivas. Dessa forma, a pessoa diagnostica consegue ter qualidade de vida e bem-estar, além de uma estimativa de vida muito maior.

Quer saber mais sobre como fazer exames de Alzheimer precoce e assim garantir um tratamento adequado em caso de diagnóstico positivo? Então entre em contato conosco agora mesmo pelo site.

A Medica Tecnica oferece um teste computorizado único, desenvolvido para detectar Comprometimento Cognitivo Leve CCL. Nossa plataforma é totalmente computadorizada e em português. Leis mais sobre nosso teste AQUI e Se você quiser saber mais, entre em contato conosco pelo email ou whatsapp.

 

Comments are closed.