Perda de memória com a idade – Existe uma relação?

Perda de memória com a idade – Existe uma relação? (20 de outubro de 2020)

 

Devemos nos preocupar com a perda de memória com a idade? Esquecimentos são comuns em todas as idades. No entanto, a medida em que as pessoas envelhecem, os lapsos de memória parecem ser mais preocupantes.E comumente são relacionados a quadros patológicos, como a demência. Mas, isso nem sempre é verdade.

Em tese, a perda de memória com a idade não é inevitável. E ela pode ou não acometer as pessoas mais velhas, já que as células cerebrais são constantemente renovadas. Contudo, todos os hábitos de uma pessoa impactam diretamente no seu cérebro e, com o passar dos anos, a memória pode perder a sua força.

Continue lendo esse post e entenda mais sobre a perda de memória e sua relação com idade, bem como com outras comorbidades associadas a essa fase da vida.

 

Principais causas de perda de memória com a idade

Além de hábitos de vida, algumas questões biológicas causam os esquecimentos com o passar dos anos. Podemos citar:

  • Deterioração do hipocampo (parte do cérebro responsável pela formação e recuperação da memória);
  • Diminuição de hormônios e proteínas protetoras e reparadoras de células cerebrais;
  • Menor fluxo sanguíneo ao cérebro.

Contudo, isso se trata de um esquecimento normal, não patológico, diferente do quadro de demência.

 

Perda de memória X Demência

A perda de memória com a idade não deve causar preocupações e faz parte do processo de envelhecimento.

Portanto, lapsos normais como esquecer onde deixou as coisas, não se lembrar do nome de conhecidos, distrair-se ou esquecer de fatos recentes não são sinais de alerta.

A principal diferença entre a perda de memória com a idade e a demência é que a primeira não é incapacitante.Ou seja, mesmo com pequenos esquecimentos, a pessoa está hábil a seguir com sua vida normalmente.

A demência, por outro lado, é um grave quadro clínico, o qual impossibilita o indivíduo de seguir com sua vida com autonomia e independência. São exemplos de comportamentos que podem significar demência:

  • Esquecer como se faz atividades simples;
  • Sentir-se perdido em locais familiares;
  • Comportar-se de maneira socialmente inadequada.

Quando os simples esquecimentos começam a atrapalhar a convivência em família, no trabalho e nos momentos de lazer, é o sinal de alerta para a busca de ajuda profissional.

 

Quando consultar um médico

Para além de uma simples perda da memória com a idade, é importante buscar ajuda médica sempre que os lapsos de memória se tornarem perceptíveis, a ponto de causar preocupação.

A busca por ajuda especializada é importante para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo ainda mais o bem-estar e qualidade de vida do paciente.

Em uma consulta médica, serão avaliados o histórico do paciente e de sua família, além de eliminar causas de pequenos lapsos de memória bem como fazer a correta orientação sobre quais cuidados devem ser tomados. Lembrando-se que o diagnóstico precoce pode sim reverter quadros clínicos ou melhorar a qualidade de vida.

 

Medical Tecnica é uma empresa especializada em: 1) Baterias avançadas de avaliações neuropsicológicas computadorizadas para detectar deficiências cognitivas relacionadas à idade, AlzheimerTDAH, dislexia, depressão, Parkinson, discalculia, etc. 2) Programas de treinamento, reabilitação e estimulação para queixas de memória. Solicite uma apresentação.

Comments are closed.