Exercícios para o cérebro que combatem a perda de memória

            Exercícios para o cérebro que combatem a perda de memória

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Quando se trata de memória, é "usá-la ou perdê-la". Assim como o exercício físico pode tornar e manter seu corpo mais forte, o exercício mental pode fazer seu cérebro trabalhar melhor e diminuir o risco de declínio cognitivo. Tente encontrar exercícios para o cérebro que considere agradável, pois se não gosta do que está fazendo, não terá o mesmo benefício. Quanto mais prazeirosa é uma atividade para você, mais poderoso seu efeito vai ser no seu cérebro. Você pode fazer algumas atividades mais divertidas, apelando para seus sentidos, como tocar música durante o exercício, por exemplo, ou acender uma vela perfumada, ou premiar-se depois que terminar.

Aqui estão algumas idéias para exercitar o cérebro, desde exercícios leves até os mais pesados:

  • Jogar ogos que você não esteja familiarizado e que envolva estratégia, como xadrez ou baralho, e jogos de palavras;

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  • Tente palavras cruzadas e outros enigmas, quebra-cabeças de números como o Sudoku;
  • Leia jornais, revistas e livros que desafiam você;

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  • Adquira o hábito de aprender coisas novas: jogos, receitas, rotas de condução, um instrumento musical, uma língua estrangeira;
  • Faça um curso em um assunto desconhecido que lhe interessa, quanto mais interessado e envolvido seu cérebro, mais provável você possa continuar a aprender e maiores serão os benefícios que você vai experimentar;

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  • Faça um projeto que envolva concepção e planejamento, como um novo jardim, uma colcha ou um lago de carpas.

Andar: Uma maneira fácil de combater a perda de memória

transtorno comprometimento cognitivo leve CCL avaliacao neuropsicologica cognitiva 80Uma nova pesquisa indicou que a caminhada de 10 a 14 quilômetros a cada semana pode prevenir o encolhimento do cérebro e a perda de memória. De acordo com a American Academy of Neurology, os adultos mais velhos que andaram esta quantidade de km por semana tinham mais matéria cinzenta em seus cérebros, nove anos após o início do estudo, do que pessoas que não andam tanto.