O que é uma avaliação neuropsicológica?

O que é uma avaliação neuropsicológica? (29 de outubro de 2020)

 

Com o avanço da tecnologia na área da medicina, é comum que novos exames acabem surgindo, bem como, gerando dúvidas nas pessoas. Na área da saúde mental, um assunto bastante comentado é sobre avaliações neuropsicológicas, uma inovação que veio para ajudar no diagnóstico e tratamento de muitos transtornos mentais. Mas e você, sabe o que é uma avaliação neuropsicológica?

Continue lendo esse post e entenda mais sobre o que é essa avaliação, por que ela é feita, para quem é indicada, como ela é realizada entre outras coisas. Confira!

 

O que é uma avaliação neuropsicológica?

Também conhecido como teste neuropsicológico, essa avaliação nada mais é do que a analise aprofundada da capacidade funcional e habilidades associadas ao cérebro.

Nesse tipo de avaliação se analisa fatores como memória, atenção, capacidade de resolver problemas, linguagem entre outros aspectos.

 

Por que fazer uma avaliação neuropsicológica?

Agora que você já sabe o que é uma avaliação neuropsicológica deve estar se perguntando por que ela é importante ou por qual motivo é preciso fazer esse tipo de avaliação.

Basicamente, um teste neuropsicológico não vai alterar absolutamente nada na mente como muita gente imagina. Sua importância está no fato de que fazendo esse tipo de avaliação, é possível entender porque determinados transtornos mentais surgem, agilizando diagnósticos médicos.

Além disso, fazer uma avaliação neuropsicológica também auxilia no processo de tratamento de várias doenças que afetam a função cerebral como Alzheimer, Parkinson, TDAH, Ansiedade, Depressão, Esquizofrenia, Dislexia entre outras.

 

Qual é o objetivo do teste neuropsicológico?

O principal objetivo da avaliação neuropsicológica é analisar, bem como identificar, de modo abrangente, problemas cognitivos, apontando os pontos fortes e fracos de diferentes áreas do cérebro.

Se você já possui um distúrbio neuropsicológico diagnosticado e quer aperfeiçoar seu tratamento. Ou apresenta dúvidas e preocupações sobre o seu estado de saúde cognitiva, em ambos os casos a avaliação neuropsicológica pode ajudar.

E mesmo que já tenha passado por esse tipo de avaliação antes, é sempre recomendado fazer novas avaliações periodicamente, pois, atualizações neste exame podem sugerir mudanças, tanto no desenvolvimento de certas habilidades cognitivas ou mesmo no tratamento do paciente.

 

Para quem se indica uma avaliação neuropsicológica?

Além de saber o que é, outra dúvida muito recorrente é sobre a indicação desse teste. Basicamente, se indica uma avaliação dessas para:

  • Pessoas que possuem transtornos de aprendizagem;
  • Indivíduos que sofrem com hiperatividade e desatenção;
  • Casos de impulsividade;
  • Déficits de velocidade de processamento;
  • Pessoas com distúrbios de linguagem;
  • Casos de ansiedade bem como de humor deprimido;
  • Superdotação;
  • Pessoas com transtorno do espectro autista;
  • Indivíduos com deficiência intelectual entre outras.

Como se realiza uma avaliação neuropsicológica?

Uma avaliação neuropsicológica envolve várias etapas. E os detalhes de cada teste variam conforme o motivo que levou o paciente a fazer esse tipo de avaliação.

Mas, no geral, a avaliação neuropsicológica envolve uma bateria de testes e exames que avaliam o funcionamento intelectual, desempenho acadêmico, funcionamento emocional e comportamental, bem como a atenção e habilidades motoras e de linguagem.

Ao final dos testes, o paciente recebera um relatório detalhado com resultados e impressões diagnosticas bem como as principais recomendações associadas ao resultado da avaliação.

 

Medical Tecnica é uma empresa especializada em: 1) Baterias avançadas de avaliações neuropsicológicas computadorizadas para detectar deficiências cognitivas relacionadas à idade, AlzheimerTDAH, dislexia, depressão, Parkinson, discalculia, etc. 2) Programas de treinamento, reabilitação e estimulação para queixas de memória. Solicite uma apresentação.

Comments are closed.