Meu filho tem autismo? Fique atento aos sinais de alerta para o autismo e descubra!

Meu filho tem autismo? Fique atento aos sinais de alerta para o autismo e descubra! (19 de novembro de 2020)

 

Ficar atento aos sinais de alerta para o autismo e estabelecer um diagnóstico precoce para esse distúrbio é com certeza um dos cuidados essenciais que todo pai ou mãe precisa ter para garantir que esse transtorno não afete o desenvolvimento da criança. Mas, a dúvida que grande parte deles tem é sobre como saber se o seu filho tem ou não o espectro autista.

 

Para esclarecer melhor o assunto, preparamos esse post completo com tudo o que você precisa saber para conseguir identificar se o seu filho apresenta ou não esse distúrbio. E o que fazer para lidar com a situação. Confira!

 

O que é o autismo?

 

O autismo é um conjunto de sintomas, que surgem a partir da primeira infância, os quais causam atrasos em tarefas como falar, andar, brincar, aprender e se socializar.

 

Existem diferentes níveis de autismo.Portanto, esse distúrbio cognitivo pode se manifestar de forma leve, até em níveis mais severos. Mas, no geral, todas as crianças com autismo, apresentarão problemas de desenvolvimento em um destes aspectos:

  • Comunicação verbal e não verbal;
  • Relação com pessoas e com o mundo;
  • Flexibilidade de pensamento e comportamento.

 

Sinais de alerta para o autismo

 

É importante que os pais fiquem atentos a alguns comportamentos e sinais de alerta para o autismo apresentados pela criança. Principalmente considerando que quanto mais cedo for dado o diagnóstico, melhor será o resultado do tratamento.

 

Por isso, entre os sinais de alerta que você pode observar nesse tipo de situação, estão:

 

1.     Atraso no desenvolvimento

               

Atrasos no desenvolvimento não são indícios fatídicos de autismo, mas é sempre bom acompanhar a evolução de seus filhos quanto à sociabilidade, fala, aprendizado e relação com suas emoções.

 

Sabemos que cada criança tem o seu momento.Mas, não ignore  marcos tardios de seus filhos. Caso ache que algumas fases estão demorando mais tempo do que deveria, não deixe de compartilhar com o médico pediatra.

 

2.     Evitar contato visual

 

Verifique se o seu filho evita contato visual com outras pessoas e qual a frequência em que isso acontece.

 

3.     Isolamento social

 

Muitas vezes, um dos sinais de alerta para o autismo mais comum, só que muitos pais não percebem, é o fato da criança preferir brincar ou ficar sozinha.

 

Por achar que esse comportamento faz parte da personalidade da criança, muitos até ignoram ou não dão a devida importância. Com isso, o problema vai se agravando ao longo dos anos. E, dependendo do nível de autismo que a criança apresentar, isso pode interferir não apenas na infância, mas também em outras fases e segmentos da vida.

 

Identificou os sinais de alerta para o autismo? Saiba como obter ajuda

 

Se o seu filho estiver apresentando possíveis sinais de alerta para o autismo. E você conseguiu identificar algum deles, a primeira coisa que deve fazer é marcar uma consulta em uma clínica especializada. Além disso, você também precisa adotar algumas medidas importantes, como:

 

Procure por uma triagem de autismo

 

Existem ferramentas de triagem especializada para identificar o risco em potencial de uma criança desenvolver o autismo. A avaliação neuropsicológica é um bom exemplo disso. Quer saber mais sobre esse método de triagem? Então acesse este link e descubra mais detalhes sobre esse procedimento.

 

Vá em um especialista em desenvolvimento

 

Por mais que seu pediatra tenha identificado sinais de alerta para o autismo, você deve buscar por um profissional capacitado e especializado.

 

Invista em serviços de intervenção precoce

 

O processo de diagnóstico de autismo pode ser longo. Mas, isso não significa que você deve esperar para iniciar o tratamento. Solicite ao médico o encaminhamento a serviços de intervenção precoce.

 

Como já dito acima, os prejuízos do tratamento tardio são muitos, bem como podem perdurar por toda a vida. Por isso, quanto antes identificar o problema, para providenciar o tratamento e com isso prover uma melhor qualidade de vida para a criança.

 

 

Medical Tecnica é uma empresa especializada em: 1) Baterias avançadas de avaliações neuropsicológicas computadorizadas para detectar deficiências cognitivas relacionadas à idade, AlzheimerTDAH, dislexia, depressão, Parkinson, discalculia, etc. 2) Programas de treinamento, reabilitação e estimulação para queixas de memória. Solicite uma apresentação.

Comments are closed.