Melhor exercício para prevenir a demência

Melhor exercício para prevenir a demência (26 jan 2020) 

Sabe-se que o exercício regular desempenha um papel fundamental na manutenção da demência e da doença de Alzheimer. De fato, é tão importante que ficou em primeiro lugar entre os "Seis pilares de prevenir a demência (da doença de Alzheimer)" por algumas fontes médicas.

Os outros cinco pilares são o engajamento social, dieta saudável, estímulo mental, qualidade do sono e controle do estresse.

O exercício físico regular pode reduzir o risco de desenvolver a doença de Alzheimer em até 50%, de acordo com a Fundação de Pesquisa e Prevenção de Alzheimer (ARPF) nos EUA.. Esta organização aponta que uma pessoa é diagnosticada com Alzheimer a cada 65 segundos. A doença de Alzheimer, que afeta 5,4 milhões de americanos, agora é a sexta principal causa de morte nos EUA. A doença de Alzheimer leva à perda de memória e dificuldade de raciocínio e causa até 70% de todos os casos de demência.

A ARPF enfatizou que o exercício pode diminuir ainda mais a deterioração nos americanos que já começaram a desenvolver problemas cognitivos. Ele afirmou que o exercício protege contra a doença de Alzheimer e outros tipos de demência, estimulando a capacidade do cérebro de manter conexões antigas e fazer novas.

Manter-se saudável através do exercício exigirá muito suor. Você deve procurar pelo menos 150 minutos de exercícios de intensidade moderada a cada semana. O plano de exercícios ideal envolve uma combinação de exercícios cardio e treinamento de força. Uma ótima maneira de começar é caminhar ou nadar.

Níveis moderados de peso e treinamento de resistência aumentam a massa muscular e ajudam a manter a saúde do cérebro. Para pessoas com mais de 65 anos, adicionar pelo menos duas sessões de força à sua rotina semanal pode reduzir pela metade o risco de Alzheimer.

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A Alzheimer's Society observou que, de todas as mudanças de estilo de vida estudadas, fazer exercícios físicos regulares parece ser uma das estratégias mais eficazes para reduzir ou prevenir o risco de uma pessoa ter demência.

Agora que você sabe o valor do exercício físico regular na prevenção da doença de Alzheimer, também precisa saber quais exercícios serão bons para você.

Vários estudos sugeriram exercícios aeróbicos, ou exercícios que aumentam a freqüência cardíaca, em adultos de meia-idade ou mais velhos, levando a melhorias no pensamento e na memória. Exercícios aeróbicos também parecem ter taxas reduzidas de demência.

O yoga também está sendo recomendado por sua capacidade de melhorar a saúde do cérebro. Uma análise recente sugeriu que o yoga pode ser tão eficaz quanto o exercício aeróbico para a saúde do cérebro. Um estudo publicado na semana passada na revista Brain Plasticity sugeriu que o efeito do yoga na saúde cerebral pode ser tão benéfico quanto o exercício aeróbico.

Para chegar a essa conclusão, o estudo concentrou-se em 11 estudos sobre a relação entre a prática de ioga e a saúde do cérebro. Cinco dos estudos envolveram indivíduos sem experiência na prática de yoga em uma ou mais sessões de yoga por semana, durante um período de 10 a 24 semanas. Ele comparou a saúde do cérebro no início e no final da intervenção.

Os outros estudos mediram as diferenças cerebrais entre indivíduos que praticam ioga regularmente e aqueles que não praticam. Todos os estudos envolveram o Hatha Yoga, que inclui movimentos corporais, meditação e exercícios respiratórios.

"A partir desses 11 estudos, identificamos algumas regiões cerebrais que surgem consistentemente, e elas surpreendentemente não são muito diferentes daquilo que vemos nas pesquisas sobre exercícios", disse Neha Gothe, professora de cinesiologia e saúde comunitária da Universidade de Illinois. Ela liderou a pesquisa junto com Jessica Damoiseaux, professora de psicologia da Wayne State University.

Muitos estudos analisando os efeitos cerebrais do exercício aeróbico mostraram um aumento semelhante no tamanho do hipocampo ao longo do tempo, de acordo com Gothe. Ela disse que o hipocampo está envolvido no processamento da memória e é conhecido por diminuir com a idade.

"É também a estrutura que é afetada pela primeira vez na demência e na doença de Alzheimer", acrescentou.

Apoiando essas descobertas, está um estudo publicado no Journal of Alzheimer's Disease, que descobriu que o yoga e a meditação são mais eficazes que os exercícios de memória para prevenir o declínio mental que muitas vezes precede a doença de Alzheimer.

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