Mania e depressão – alimentos que podem ajudar

Mania e depressão - alimentos que podem ajudar

A mania e depressão são transtornos que não tem cura. Segundo a American Psychiatric Association estes quadros podem prejudicar as relações pessoais, bem como profissionais do paciente. E, com isso, limitar sua capacidade de realizar tarefas no dia a dia.

Mas, você sabia que tem como amenizar os sintomas típicos desses transtornos mentais? Isso porque, a forma como se alimenta pode ter um papel importante no controle da mania e depressão.

Continue lendo esse post e descubra como sua alimentação pode ajudar a aliviar os sintomas de pessoas que sofrem com esses transtornos. Confira!

 

O tratamento da Mania e Depressão geram deficiências nutricionais

Basicamente, o tratamento para mania e depressão envolve o uso de medicamentos. E este comumente causa efeitos colaterais, podendo alterar a memória, promover tremores e produzir ganho de peso.

Pacientes com doenças neurológicas, geralmente apresentam algumas deficiências nutricionais, como, dificuldade na absorção do ômega-3, vitaminas B, minerais e aminoácidos que são precursores de neurotransmissores.

Por isso, adotar uma alimentação capaz de suprir essas deficiências, ajuda o indivíduo a apresentar sintomas menos agressivos. E, assim, garantir uma qualidade de vida melhor.

 

Nutrientes e seus alimentos no controle da mania e depressão

No geral, existem vários nutrientes que podem ajudar a diminuir os efeitos da mania e depressão no organismo. Entre eles, estão:

Vitaminas do complexo B

O consumo de frutas, vegetais e carnes magras melhoram a absorção das vitaminas do complexo B. Esta absorção, por sua vez, tende a ser comprometida em pacientes com episódios de mania e depressão.

Entre as principais fontes de vitaminas do complexo B, estão:

  • Gérmen de trigo, sementes de girassol e castanha do Pará. (ricos em vitamina B1)
  • Farelo de aveia, amêndoas e queijo cottage. (ricos em vitamina B2)
  • Fígado, no amendoim e peixes como a cavala. (ricos em vitamina B3)
  • Sementes de girassol cogumelos, amendoim e salmão. (ricos em vitamina B5)
  • Banana, no salmão, na ameixa, na avelã e no abacate. (ricos em vitamina B6)
  • Carne, ovos e leite. (ricos em vitamina B7)
  • Salmão ou então outros frutos do mar (ostras e caranguejos). (ricos em vitamina B12)

Õmega-3

Alimentos ricos em ômega-3 são ainda mais importantes. Isso porque, estudos mostram que baixos níveis desse nutriente tornam as pessoas mais suscetíveis a depressão. Entre os alimentos ricos em ômega-3, estão:

  • Peixes – os peixes de água fria são uma das principais fontes de ômega-3. São eles os arenque, salmão, atum ou então a sardinha. O ômega-3 é encontrado principalmente na pele dos peixes, portanto, evite remover na hora de preparar.
  • Oleaginosas - são as castanhas, nozes, amêndoas, pistache. Elas contém gorduras poli-insaturadas, incluindo o ômega 3. O ideal é comprá-las com casca, pois evita a oxidação do alimento.
  • Óleos vegetais – são eles o azeite e o óleo de canola.
  • Sementes – Linhaça ou então chia.
  • Frutos do mar – como os camarões ou então outros crustáceos.

Triptofano

O triptofano também auxilia no controle da mania e depressão. Este nutriente é um aminoácido essencial que em conjunto com a B3 ajuda o corpo a produzir serotonina, neurotransmissor responsável pelo humor e bem estar. Entre as principais fontes de triptofano, estão:

  • Peixe (principalmente atum e salmão).
  • Pão ou então arroz integral.
  • Queijos brancos
  • Amendoim ou então castanhas
  • Leite de vaca.
  • Chocolate meio amargo.

Como é feito o diagnóstico da mania e depressão?

Embora não haja cura para a mania e depressão, é possível conviver com elas através do tratamento. No entanto, para aprender a conviver bem com a doença, é necessário o diagnóstico adequado.

O diagnóstico desse tipo de transtorno pode ser feito a partir de vários exames, assim como avaliações neuropsicológica, com o objetivo de descobrir qual disfunção cognitiva está causando o problema.

Quer entender mais sobre como funciona as avaliações neuropsicológicas no diagnóstico de transtornos de mania e depressão?

 

Medical Técnica é especialista em avaliação e reabilitação de problemas de memória e concentração em crianças e adultos. Nossos sistemas avançados de avaliações neuropsicológicas computadorizadas são usados para detectar deficiências cognitivas como TDAHAlzheimer, Dislexia, DiscalculiaDepressão e Autismo. Também oferecemos programas de treinamento, reabilitação e estimulação  para queixas de memória.

 

Comments are closed.