Distúrbios do sono – Como lidar com esse problema?

Distúrbios do sono – Como lidar com esse problema? (10 de dezembro de 2020)

 

Os distúrbios do sono representam uma realidade no dia a dia de muitas pessoas. E os impactos de uma noite mal dormida vão desde cansaço ao acordar, até mal estar no decorrer do dia, queda no rendimento ou até mesmo problemas que comprometem a saúde mental, como estresse e ansiedade.

Veja nesse post o que são os distúrbios do sono. Além disso, confira também como lidar com esse transtorno e trata-lo sem o uso de medicamentos.

 

Distúrbios do sono - o que são?

São caracterizados por condições que afetam a qualidade do sono e deixam a pessoa com uma sensação de exaustão e sonolência ao longo do dia.

Caracterizam-se como distúrbios do sono a insônia, apneia do sono, síndrome das pernas inquietas (SPI), narcolepsia e distúrbios do sono do ritmo circadiano.

 

Como lidar com os distúrbios do sono

Como os distúrbios do sono causam uma exaustão excessiva, é comum as pessoas que sofrem com esse transtorno acabar recorrendo ao uso de medicamentos para conseguir dormir.

Contudo, o uso de medicamentos nesse caso não é o mais indicado, já que não tratarão a causa do problema, mas somente os sintomas. Ou seja, o problema persistirá e a pessoa acabará ficando dependente de remédios para dormir.

É claro que existem situações pontuais que exigem o uso de remédios para dormir, como para enfrentar uma viagem ou então se recuperar de um procedimento médico. Mas, este não é o melhor caminho quando se trata de como lidar com esses distúrbios.

A melhor forma para tratar esse tipo de problema é através da terapia neuro cognitiva.

 

Tratamentos neuro cognitivos

Os tratamentos neuro cognitivos são terapias que auxiliam na mudança de comportamento na hora de dormir. Esse tipo de tratamento ajuda a entender, por meio de testes e exames de avaliação neuropsicológica, onde está o foco do problema. E o que precisa mudar na rotina da pessoa para que ela tenha uma qualidade de sono melhor.

Também se implementam mudanças no estilo de vida e técnicas de relaxamento que auxiliam na qualidade do sono. Com esse tipo de tratamento, portanto, a pessoa vai entender a causa das suas dificuldades em dormir e vai desenvolver comportamentos que mudarão a prática do sono por toda a vida do indivíduo.

 

Terapia cognitivo-comportamental para distúrbios do sono

A TCC é a terapia mais utilizada. Ela pode ser feita individualmente ou então em grupo. Geralmente é um tratamento de curto período e é bastante específico quanto ao problema enfrentado pelo indivíduo com dificuldades em dormir.

A terapia cognitiva ensina a pessoa a reconhecer bem como a mudar os pensamentos que a levam a dormir mal. E a terapia comportamental ajuda a pessoa a evitar os comportamentos que contribuem aos problemas para dormir. Esses dois componentes, em conjuntos, são essenciais para o tratamento eficaz. E com resultados duradouros contra os distúrbios do sono.

 

Gostou do post? Quer saber mais sobre como as terapias e avaliações neuropsicológicas podem ajudar na detecção e tratamento dos distúrbios do sono? Então, acesse nosso site e entre em contato com a Medical Tecnica agora mesmo!

Comments are closed.