Distorções cognitivas : Saiba o que são e como identifica-las

Distorções cognitivas : Saiba o que são e como identifica-las (23 junho 2020)

As distorções cognitivas representam um problema sério que pode causar efeitos diversos na qualidade de vida das pessoas, mas que muitas vezes acontece sem que elas sequer façam ideia de que têm um distúrbio e que precisam de ajuda.

Se você tem dúvidas sobre o assunto e deseja saber mais sobre o que são essas distorções cognitivas, o que fazer para identifica-las e como tratar, continue lendo esse post e aproveite para esclarecer essas e outras questões sobre distorções cognitivas!

O que são distorções cognitivas

As distorções cognitivas consistem em alterações no padrão de pensamento das pessoas. Em outras palavras isso quer dizer que as pessoas com algum distúrbio cognitivo tende a pensar sobre a realidade de uma forma totalmente destorcida.

Consequências das distorções cognitivas

Basicamente, o nosso cérebro gera informações sobre tudo o que a gente vive no dia a dia. Além disso, também somos capazes de relembrar momentos vividos no passado. E tudo isso que acontece com nossa mente, pode causar sofrimento caso exista algum tipo de distorção cognitiva.

O que isso quer dizer? Bom, a verdade é que nem todos os pensamentos que um indivíduo apresenta são positivos e fontes de motivação. Inclusive, existem pessoas que apresentam uma visão negativa e pessimista sobre si mesmas.

Esses pensamentos podem influenciar outros aspectos como emoções e comportamentos. Ou seja, se uma pessoa tem uma visão negativa sobre si mesma e além disso apresenta uma distorção cognitiva isso pode gerar em sua vida diferentes tipos de problemas que vão desde tristeza, até ansiedade.

Essa pessoa pode também apresentar comportamentos que não são saudáveis para a sua vida, como distanciamento social ou transtornos alimentares, por exemplo.

Por isso, diagnosticar precocemente as distorções cognitivas é fundamental para garantir uma melhora tanto no comportamento quanto na forma de pensar das pessoas que sofrem com esses distúrbios.

Como identificar as distorções cognitivas

No geral, existem vários tipos de distorções cognitivas. E para identificar cada uma delas é importante ficar atento aos sinais que elas apresentam. Abaixo separei algumas das distorções mais comuns de ocorrer, veja:

·      Generalização

Esse tipo de distúrbio cognitivo costuma transformar uma situação especifica em uma regra para a vida toda. Por exemplo, uma pessoa com esse distúrbio acredita que sempre se deu mal no trabalho e, por isso, jamais ira conseguir obter bons resultados nesse campo.

·      Personalizaçao

Nesse caso, a pessoa geralmente culpa a si mesma em qualquer situação vivenciada no dia a dia. Normalmente, pessoas com esse distúrbio cognitivo tende a pedir desculpas constantemente, mesmo que não seja responsável por algo que tenha acontecido.

·      Filtro mental

Esta é uma distorção cognitiva onde a pessoa costuma focar mais nos acontecimentos negativos de sua vida do que nos positivos.

Como tratar os distúrbios cognitivos

Os distúrbios cognitivos podem ser tratados, fazendo com que a pessoa adote um pensamento mais realista. Mas, para isso é preciso que, primeiramente, se identifique os padrões disfuncionais que ela apresenta.

Nesse sentido, fazer uma avaliação neuropsicológica pode ser uma boa alternativa. Já que esse exame tem por objetivo identificar possíveis alterações cognitivas por meio de testes específicos.

Uma vez identificado o distúrbio, é possível implementar um tratamento que estimule o paciente a mudar o seu padrão de pensamento, passando a elaborar hipóteses mais reais assim como construtivas.

Gostou do post? Quer saber mais sobre avaliação neuropsicológica e como ela pode ajudar as pessoas com distúrbios cognitivos? Entre em contato conosco neste link e saiba mais!!!

Nós, da empresa Medical Tecnica somos especialistas em testes neuropsicológicos computadorizados. Temos plataformas computadorizadas com baterias de testes neuropsicológicos para detectar AlzheimerTDAH, Discalculia, dislexia etc. Até oferecemos programas de reabilitação e simulação para CCL, TDAH, discalculia, dislexia, concentração etc.

Entre em contato para marcar uma apresentação online (20 min) e saiba mais sobre nossa plataforma neuropsicológica computadorizada.

 

Comments are closed.