Dicas para pais que tem filhos com TDAH

Dicas para pais que tem filhos com TDAH (12 de novembro de 2020)

 

Filhos com TDAH é uma realidade de várias famílias, que muitas vezes não sabem como lidar com a situação.

Em razão disso, assim como também pela necessidade de atenção sobre o assunto, reunimos neste post algumas dicas para pais que tem filhos com TDAH. Se este é o seu caso, continue a leitura e descubra como lidar com esse transtorno.

 

Como ajudar o seu filho com TDAH

A rotina de uma criança com TDAH pode ser frustrante e desafiadora. Mas, uma das dicas para pais que tem filhos com TDAH é saber que sua atitude diária impacta, e muito, na qualidade de vida de seu filho.

Saiba que quanto mais cedo você diagnosticar o problema e obtiver a consciência de como lidar com ele, mais cedo seu filho terá a chance de ter uma vida melhor e com mais qualidade.

Basicamente, uma pessoa com TDAH tem déficit em algumas capacidades básicas, como:

  • Planejamento;
  • Controlar impulsos;
  • Concluir tarefas, etc.

Sabendo disso, você terá o papel de gerenciar e organizar a vida do seu filho, reconhecendo e tomando para si esse encargo.

 

A relação entre TDAH e a família

Você precisa entender que o TDAH é um transtorno que envolve não apenas a criança que apresenta o problema, mas toda a sua família.

Isso porque a convivência com pessoas com TDAH pode trazer certos desequilíbrios na rotina, já que crianças com esse transtorno tendem a ser desobedientes, agitadas, ter dificuldade para se organizar. E esses comportamentos podem impactar outros membros da família, principalmente se você tiver mais filhos.

Portanto, a família como um todo deve fazer um exercício de compaixão e consistência, para compreender as peculiaridades da criança com TDAH e garantir uma convivência harmônica.

 

Dicas para pais que tem filhos com TDAH

Tendo consciência das orientações acima, existem algumas dicas que você pode adotar para lidar bem com a situação. São elas:

 

·         Manter-se positivo e saudável

Você, como pai, é o termômetro e garantidor do ambiente de vida do seu filho.Portanto deve sempre se manter positivo e saudável para que seu filho possa viver e crescer num ambiente, da mesma forma.

 

·         Estabeleça metas e as cumpra

Tendo em vista as limitações da crianças com TDAH, uma das dicas para pais que tem filhos com esse transtorno é estabelecer metas e fazer o máximo de esforço para cumpri-los, já que seu filho precisa ter a estrutura de conquistar os objetivos e, ao mesmo tempo, saber que deve alcançá-los.

 

·         Incentive o sono e o movimento

Filhos com TDAH possuem muita energia, portanto, incentive ao máximo a prática de exercícios e atividades que queimem calorias, façam transpirar e gastar toda essa energia. Desta forma, seu filho também terá um sono de mais qualidade.

 

·         As regras devem ser claras

Não exponha as questões de forma indireta ou com entrelinhas; seja direto e exponha as regras objetiva e claramente, pois as crianças com TDAH podem ter dificuldades de compreender regras que não sejam consistentes.

Aplique as dicas acima e garanta uma vida mais tranquila e saudável ao seu filho com TDAH!

 

Medical Tecnica é uma empresa especializada em: 1) Baterias avançadas de avaliações neuropsicológicas computadorizadas para detectar deficiências cognitivas relacionadas à idade, AlzheimerTDAH, dislexia, depressão, Parkinson, discalculia, etc. 2) Programas de treinamento, reabilitação e estimulação para queixas de memória. Solicite uma apresentação.

Comments are closed.