Diagnóstico precoce de Alzheimer – Qual o papel da avaliação neuropsicológica nesse processo

Diagnóstico precoce de Alzheimer - Qual o papel da avaliação neuropsicológica nesse processo (6 maio 2020)

O Alzheimer é um distúrbio que atinge milhões de brasileiros todos os anos. Mas, o diagnóstico precoce de Alzheimer é fundamental para aumentar as chances de reduzir os efeitos gerados por esse distúrbio, além de garantir um tratamento mais assertivo, que melhore a qualidade de vida e bem-estar desses indivíduos.

Isso porque, através dessa indicação prévia, é possível diagnosticar a doença ainda na fase inicial. Nesse sentido estamos falando diretamente do Comprometimento Cognitivo Leve (CCL), que é quando apenas os primeiros sinais do Alzheimer começam a aparecer.

Basicamente, as pessoas acreditam que o fato de apresentar pequenos esquecimentos, por exemplo, é algo comum para a idade. Mas na verdade, isso está mascarando a etapa de CCL.

Contudo, existem limites para esse tipo de sintoma ocorrer, e apenas uma avaliação neuropsicológica poderá mostrar com precisão o que são sinais próprios do envelhecimento e o que são sintomas patológicos indicativos de alzheimer.

A importação de um diagnóstico precoce de Alzheimer através da avaliação neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica é essencial no diagnóstico precoce de Alzheimer, pois é ela que consegue fazer um mapeamento profundo do cérebro para identificar se existem sintomas patológicos do distúrbio mental no paciente.

Durante esse exame, são avaliadas as principais funções cognitivas do paciente, tais como memória, lógica, raciocínio entre outras.

Dessa forma, é possível identificar e qualificar possíveis alterações nessas funções e fazer comparativos com a idade do paciente. Assim, o profissional consegue indicar se esses sinais podem ser encarados como déficit.

Distinção entre diferentes transtornos mentais

Outro grande diferencial da avaliação neuropsicológica é que ela consegue distinguir sinais de distúrbios diferentes. Por exemplo, no caso de pessoas que estão apresentando quadro de depressão ou ansiedade, é possível que elas tenham dificuldades de memória bastante graves.

Logo, apenas um exame mais detalhado que realmente mapeie o cérebro poderá possibilitar a realização de um diagnóstico diferencial.

Por meio dessa avaliação o médico poderá indicar se os problemas são decorrentes de um quadro de depressão, que também é comum entre a terceira idade, ou se realmente são sinais de Alzheimer.

Mesmo que a mudança seja sutil, essa avaliação poderá identificar e apontar a causa. E dessa maneira, o médico poderá indicar tratamentos de reabilitação neuropsicológica.

Reabilitação neuropsicológica na doença de Alzheimer

Basicamente, o processo de reabilitação neuropsicológica na doença de Alzheimer têm como objetivo estimular a memória bem como outras funções cognitivas.

Dessa maneira, é possível impedir que o déficit cognitivo evolua de forma intensa e rápida. E, consequentemente, retardar a fase de demência que é muito comum nesse tipo de distúrbio.

Ou seja, além de ter um papel fundamental no diagnóstico precoce de Alzheimer, a avaliação neuropsicológica também é uma importante ferramenta de apoio para os médicos especializados nesse tipo de distúrbio.

É por meio dela que o especialista poderá avaliar quais são as melhores opções de tratamento para o paciente. E, assim, impedir o rápido avanço da doença.

A avaliação neuropsicológica é fundamental no diagnóstico precoce de Alzheimer. Por isso, é importante procurar uma clínica especializada nesse tipo de avaliação assim que a pessoa apresentar os primeiros sinais do distúrbio.

Nós, da empresa Medical Tecnica somos especialistas em testes neuropsicológicos computadorizados. Temos plataformas computadorizadas com baterias de testes neuropsicológicos para detectar AlzheimerTDAH, Discalculia, dislexia etc. Até oferecemos programas de reabilitação e simulação para CCL, TDAH, discalculia, dislexia, concentração etc.

Entre em contato para marcar uma apresentação online (20 min) e saiba mais sobre nossa plataforma neuropsicológica computadorizada.

Comments are closed.