Depressão pós-faculdade existe?
Você se empenhou ao máximo, se dedico e finalmente conseguiu a tão sonhada formação superior. Mas e agora, o que virá pela frente? Quais desafios você terá que enfrentar? Será que conseguirá um bom cargo e terá sucesso na carreira? Estas e muitas outras dúvidas surgem, levando várias pessoas a desenvolver quadros de ansiedade ou mesmo de depressão pós-faculdade.
Isso mesmo! Muitos estudantes se veem solitários e imersos em um cenário repleto de desafios que é a vida pós-faculdade. Com isso, não é incomum ver alguns deles desenvolvendo quadros de depressão. Mas, por que isso acontece? Como saber se você está sofrendo de depressão pós-faculdade?
É exatamente sobre isso que trataremos nesse artigo. Confira!
Uma realidade comum
Tristeza, solidão e ansiedade são gatilhos que muitas vezes levam o estudante a ter depressão. Inclusive, esta é uma realidade bem mais comum do que muita gente imagina.
E grande parte disso acontece em razão das mudanças que acontecem nessa fase de transição. As responsabilidades aumentam, assim como as dúvidas sobre como será a trajetória profissional a partir daquele ponto. Mas, o que a maioria não sabe é que essas sensações após a formatura é algo normal.
Alguns motivos levam as pessoas a apresentar esse tipo de sentimento depois que se formam, como:
- Incompatibilidade da vida pós-universitária com a realidade
- Pressão de si mesmo ou de terceiros
- Mudança abrupta para o mundo adulto
- Amizades e vida social que mudaram
Agora, quando esse desconforto alcança um nível extremo, ao ponto de afetar a saúde mental, então é preciso ficar atento. Isso porque, a angustia, a ansiedade e a tristeza que pode surgir após a formação são sentimentos temporários. Agora, quando eles perduram mais do que deveriam, então isso acaba se tornando algo maior e que requer atenção.
Como saber se tenho depressão pós-faculdade
De modo geral, existem alguns sintomas que evidenciam a presença de depressão pós-faculdade. Entre os principais, estão:
- Afastamento dos amigos e da família
- Sensação de desconforto consigo mesmo ou com sua vida sem motivo aparente
- Desmotivação constante
- Sensação de incapacidade
- Zangado consigo mesmo porque não alcançou o que esperava, ou com os outros por achar que criaram uma barreira para os seus objetivos
- Exaustão
- Nervosismo
- Dificuldade para dormir
- Episódios repentinos de choro
O que fazer para lidar com a depressão pós-faculdade
Para superar a sensação de tristeza e ansiedade que a depressão pós-faculdade gera, você deve primeiramente reconhecer que tem o problema. Essa aceitação é fundamental para o processo de recuperação.
Além disso, existem alguns hábitos que pode adotar e que ajudam com esses sentimentos de depressão. São eles:
- Adote hábitos saudáveis como se alimentar de forma balanceada, dormir o suficiente, fazer exercícios regulares entre outros
- Se mantenha conectado a amigos e familiares pois este apoio emocional é importante para a recuperação
- Procure se envolver em coisas que são importantes e significativas para você
- Defina metas tangíveis e dê pequenos passos em direção a elas.
Adotando essas medidas, aos poucos você terá condições de superar a depressão pós-faculdade e manter uma vida mais saúde e principalmente sua saúde mental em dia!
Medical Técnica é especialista em avaliação e reabilitação de problemas de memória e concentração em crianças e adultos. Nossos sistemas avançados de avaliações neuropsicológicas computadorizadas são usados para detectar deficiências cognitivas como TDAH, Alzheimer, Dislexia, Discalculia, Depressão e Autismo. Também oferecemos programas de treinamento, reabilitação e estimulação para queixas de memória.