Demência vascular – O que é, sintomas e como prevenir!

Demência vascular – O que é, sintomas e como prevenir !  (24 de julho de 2020)

Você sabia que a demência vascular é o segundo tipo mais comum de demência, perdendo apenas para a doença de Alzheimer?

Isso mesmo! Esse é um tipo de transtorno muito recorrente, mas que ainda gera dúvidas em muitas pessoas. Afinal de contas, o que é demência vascular? Quais sintomas ela apresenta? Como tratar esse distúrbio?

Se você também possui dúvidas sobre o assunto, continue lendo esse post. E confira algumas informações que separamos e que podem ajudar na detecção precoce do problema e, conseqüentemente, na busca por um tratamento adequado.

 O que é demência vascular?

Demência vascular é um termo usado para designar o tipo de demência relacionado a problemas de redução da circulação sanguínea para o cérebro que geralmente ocorre na velhice.

Existem tipos diferentes de demência vascular, mas os dois tipos mais comuns são a doença de Binswanger e a demência por múltiplos enfartes cerebrais.

A doença de Binswanger

Conhecida também por demência vascular subcortical, esse tipo é associado às alterações que ocorrem no cérebro em conseqüência dos enfartes e que é causada pela hipertensão arterial, diminuição do fluxo sanguíneo e estreitamento das artérias.

Demência por multienfartes cerebrais (MID)

Esse tipo é causado por vários enfartes cerebrais, conhecidos também como pequenos AVC e é o tipo mais comum da demência vascular.

Quais os sintomas?

É importante ressaltar que muitas outras doenças podem causar sintomas parecidos e esses sinais podem não ser tão óbvios para aqueles que não são profissionais da área. Porém, entre os sintomas mais comuns da demência vascular, estão:

  • Perda da capacidade para executar as tarefas do dia a dia;
  • Isolamento;
  • Apatia;
  • Alterações da personalidade;
  • Confusão mental;
  • Perda da memória;
Existe tratamento para demência vascular?

Infelizmente não existe a cura total para a demência vascular, porém quanto mais rápido for o diagnostico maiores são as chances de recuperação do paciente. Essa recuperação geralmente é parcial, mas ajuda a impedir o progresso da doença.

O tratamento mais comum da demência inclui:

  • Fisioterapia;
  • Terapia ocupacional e da fala;
  • Uso de medicamentos específicos para a demência;
  • Tratamento dos fatores de risco.

Além disso, é importante que o paciente com demência vascular tenha todo o apoio da família e amigos.

Como prevenir?

É certo que a prevenção é sempre mais eficiente do que o tratamento. Por isso é importante tomar atitudes que podem ser incluídas desde a juventude até a velhice.   Algumas das principais formas de prevenção são:

  • Manter uma dieta saudável aliada a uma rotina de exercícios, a fim de evitar os fatores de risco como obesidade, estresse, colesterol e pressão alta.
  • Manter a mente e a vida social ativa;
  • Diagnóstico precoce com a avaliação neuropsicológicas facilita no diagnóstico e, com isso, possibilita o início do tratamento antes que os sintomas se agravem, além ajudar a prevenir ou tratar a depressão e outras doenças psicológicas que também são fatores de risco para a demência.

 

Nós, da empresa Medical Tecnica somos especialistas em testes neuropsicológicos computadorizados. Temos plataformas computadorizadas com baterias de testes neuropsicológicos para detectar AlzheimerTDAH, Discalculia, dislexia etc. Até oferecemos programas de reabilitação e simulação para CCL, TDAH, discalculia, dislexia, concentração etc.

Entre em contato para marcar uma apresentação online (20 min) e saiba mais sobre nossa plataforma neuropsicológica computadorizada. 

Comments are closed.