Conheça os principais perigos que afetam a saúde mental dos jovens hoje em dia

Conheça os principais perigos que afetam a saúde mental dos jovens hoje em dia  (10 de setembro de 2020)

 

Existem vários distúrbios que podem afetar a saúde mental dos jovens. Afinal de contas, essa é uma fase da vida muito delicada. E que envolve uma série de mudanças físicas, bem como emocionais e sociais.

E se o indivíduo não souber lidar com todas essas mudanças, sua estabilidade mental pode acabar sendo diretamente afetada.

Veja nesse post quais perigos podem afetar a saúde mental dos jovens. E o que fazer para proporcionar uma vida mais saudável além de bem-estar mental ao jovem, de modo que ajude a prevenir esses problemas.

 

Os perigos que podem afetar a saúde mental dos jovens

Atualmente os jovens são submetidos a uma enorme carga emocional. Desde as cobranças para definir a carreira profissional que irão seguir.Até mudanças de humor devido as alterações hormonais, os desafios são os mais variados possíveis.

E neste cenário, vários transtornos mentais que afetam a saúde mental dos jovens podem surgir. Contudo, entre os mais comuns de ocorrer nessa fase da vida, estão:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Insônia;
  • Irritabilidade e agressividade;
  • Falta de motivação;
  • Esquizofrenia;
  • Tendência suicida;
  • Distúrbios de aprendizagem.

O grande problema desses distúrbios é que eles podem afetar não só a saúde mental, mas também outros aspectos da vida dos jovens.

É comum, por exemplo, que o jovem com algum desses transtornos tenha dificuldades também de manter relacionamentos interpessoais. E até mesmo sofra com a queda de desempenho escolar assim como profissional.

Outra questão que precisa ser ressaltada é o fato de alguns hábitos nocivos acabarem afetando diretamente a saúde mental e até mesmo física, como é o caso do uso excessivo de redes sociais e internet.

Além disso, muitos jovens acabam passando por situações que também afetam sua estabilidade emocional nessa fase, como é o caso do bullying, por exemplo.

 

O que fazer para prevenir os perigos que afetam a saúde mental dos jovens

Manter a saúde mental dos jovens em dia é algo que exige uma série de cuidados preventivos. E abaixo, nós listamos algumas das atitudes que podem ser tomadas para ajudar na prevenção:

 

O diálogo

A juventude é um período de intensas mudanças para a pessoa. Isso porque ela não é mais criança, mas ainda não é considerada uma adulta.

E esse turbilhão de emoções pode gerar muitas vezes pressões que afetam diretamente a saúde mental.

Por isso, é importante que o jovem tenha um espaço onde possa manter um diálogo aberto, inclusive com pais, bem como professores ou psicólogos,quando necessário.

 

Manter um estilo de vida saudável ajuda a manter a saúde mental dos jovens

Muitos distúrbios que afetam a saúde mental dos jovens podem ser causados por hábitos nocivos que eles mesmos praticam. O sedentarismo, assim como a má alimentação ou mesmo o uso de drogas licitas ou ilícitas são bons exemplos disso.

Ao adotar hábitos saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, participar de atividades em grupo entre outros, o jovem consegue melhorar a qualidade de vida bem como reduzir os riscos de distúrbios que comprometem o seu bem-estar mental.

 

Faça uma Avaliação Neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica também é uma das formas de prevenir grande parte dos transtornos que acometem os jovens hoje em dia.

Isso porque, através dessa avaliação é possível identificar desde mínimas mudanças que podem afetar as funções cognitivas, até alterações cerebrais mais significativas que possam comprometer a saúde mental desse público.

Assim, é possível garantir um diagnóstico mais rápido e preciso e, com isso, definir o melhor tratamento para garantir que a qualidade de vida do jovem não seja comprometida.

Agora que você já sabe quais são os principais distúrbios que podem afetar a saúde mental dos jovens e como preveni-los, acesse este link e saiba mais sobre como a avaliação neuropsicológica pode ajudar a manter a saúde mental de crianças, jovens e adultos.

 

Nós, da empresa Medical Tecnica somos especialistas em testes neuropsicológicos computadorizados. Temos plataformas computadorizadas com baterias de testes neuropsicológicos para detectar AlzheimerTDAH, Discalculia, dislexia, etc. Até oferecemos programas de reabilitação e simulação para CCL, TDAH, discalculia, dislexia, concentração, etc.

Entre em contato para marcar uma apresentação online (20 min) e saiba mais sobre nossa plataforma neuropsicológica computadorizada.

Comments are closed.