Tratamento de Alzheimer

Tratamento a doença de Alzheimer

Embora os medicamentos atuais não possam curar a doença de Alzheimer ou impedi-la de progredir, podem ajudar a diminuir os sintomas, como a perda de memória e a confusão, por um tempo limitado.

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA aprovou dois tipos de medicamentos - inibidores da colinesterase (Aricept, Exelon, Razadyne) e memantina (Namenda) - para tratar os sintomas cognitivos (perda de memória, confusão e problemas com o pensamento e raciocínio) da Doença de Alzheimer.
Com o avanço da doença de Alzheimer, as células cerebrais morrem e as conexões entre as células são perdidas, causando sintomas cognitivos que se agravam. Os medicamentos atuais não podem impedir os danos às células cerebrais na doença de Alzheimer, mas eles podem ajudar a diminuir ou estabilizar os sintomas por um tempo limitado, afetando determinados produtos químicos envolvidos no transporte de mensagens entre as células nervosas do cérebro. Os médicos às vezes prescrevem os dois tipos de medicamentos junto e também podem receitar doses elevadas de vitamina E para as alterações cognitivas da doença de Alzheimer.
Todos os medicamentos de prescrição actualmente aprovados para tratar os sintomas da doença de Alzheimer no início fases a moderadas são de uma classe de medicamentos chamados inibidores das colinesterases. Os inibidores da colinesterase são prescritos para tratar os sintomas relacionados com a memória, o pensamento, a linguagem, julgamento e outros processos de pensamento.
Normalmente três inibidores da colinesterase são prescritos:
• Donepezil (Aricept) é aprovado para tratar todos os estágios da Alzheimer,
• Rivastigmina (Exelon) é aprovado para tratar os estágios leve a modera da Alzheimer
• Galantamina (Razadyne) é aprovado para tratar os estágios leve a modera da Alzheimer
A memantina (Namenda):
A memantina é prescrita para melhorar a memória, a atenção, a razão, a linguagem e a capacidade de realizar tarefas simples. Ela pode ser usada sozinha ou com outros tratamentos para a doença. Donepezil (Aricept) é o único inibidor de colinesterase aprovado para o tratamento de todas as fases da doença, incluindo moderada a grave.
A memantina:
• Regula a atividade do glutamato, um mensageiro químico diferente envolvido na aprendizagem e memória.
• Pode retardar a piora dos sintomas para algumas pessoas, temporariamente. Muitos especialistas consideram seus benefícios similares aos dos inibidores da colinesterase.
• Pode causar efeitos colaterais, incluindo dor de cabeça, constipação, confusão e tonturas.
Os médicos às vezes prescrevem vitamina E para tratar os sintomas cognitivos de Alzheimer. Também conhecido como alfa-tocoferol, é um antioxidante e assim pode proteger as células do cérebro e outros tecidos do corpo de certos tipos de desgaste químico.
Em 2014, os resultados de um estudo publicado no Journal of American Medical Association mostrou que os indivíduos com doença de Alzheimer de leve a moderada que receberam altas doses de vitamina E tiveram uma taxa de 19 por cento mais lenta de declínio funcional do que os voluntários do estudo que receberam um placebo. Declínio funcional inclui problemas com atividades diárias como fazer compras, preparar refeições, tomar banho, comer, viajar. Os participantes do estudo foram acompanhados por uma média de um pouco mais de dois anos. Os participantes do estudo que receberam a vitamina E e a memantina não mostraram o mesmo benefício que os participantes que receberam a vitamina E sozinha. Nenhum dos grupos de estudo de quatro - os participantes que receberam placebo, vitamina E, a memantina, ou vitamina E e memantina - mostrou benefícios cognitivos (benefícios em capacidade de raciocínio e memória). Embora os resultados do estudo de 2014 são encorajadores, mais pesquisas são necessárias antes que as mudanças para a prática clínica devam ser consideradas.
Ninguém deve tomar vitamina E para tratar a doença de Alzheimer, exceto sob a supervisão de um médico. Vitamina E - especialmente nas doses altas - pode interagir negativamente com outros antioxidantes e medicamentos, incluindo aqueles prescritos para manter a coagulação do sangue ou para diminuir o colesterol.

 

Tratamento a doença de Alzheimer

Nome Genérico Nome Comercial Indicado Para Efeitos Colaterais
Donepezil Aricept Todos os estágios Náusea, vômito, perda de apetite e aumento da frequência de evacuações
Galantamine Razadyne Estágios leves a moderados Náusea, vômito, perda de apetite e aumento da frequência de evacuações
Memantine Namenda Estágios moderados a graves Dor de cabeça, constipação, tontura e confusão
 Rivastigmine Exelon Estágios leves a moderados Náusea, vômito, perda de apetite e aumento da frequência de evacuações
Vitamina E Não há aplicabilidade Não aprovado Pode interagir com antioxidantes e medicamentos prescritos para reduzir o colesterol ou prevenir coágulos sanguíneos; pode aumentar ligeiramente o risco de morte