Como lidar com a depressão na adolescência

Como lidar com a depressão na adolescência (24 de dezembro de 2020)

 

A adolescência, por si só, é um período de dúvidas, descobertas e dificuldades de adaptação. O contexto fica mais difícil de se lidar quando esse período coincide com a depressão, quadro clínico que requer cuidados e atenção. Saiba, abaixo, a melhor forma de como lidar com a depressão na adolescência.

Mas antes, veja também o que é esse transtorno que acomete pessoas de todas as idades e quais sintomas ele apresenta.

 

O que é a depressão

A depressão é uma doença crônica que se caracteriza pela variação drástica de sentimentos e emoções, seja pela euforia, ou então pela queda brusca do humor.

Há uma intensa perda de interesse por atividades do cotidiano, o que prejudica a forma como a pessoa encara a sua existência.

Por se tratar de um problema sério e que a longo prazo pode comprometer não só a adolescência, mas outras fases da vida, é importante que pais, amigos e profissionais da saúde saibam como lidar com a depressão na adolescência.

 

Quais os principais sintomas da depressão na adolescência

Como este é um quadro clínico que causa drásticas oscilações de humor, o adolescente com depressão muitas vezes perde o interesse por atividades que antes gostava de fazer. Além disso, outros sintomas também são indicativos de depressão nessa fase da vida, como:

  • Ausência de energia e motivação;
  • Medos em demasia;
  • Notas baixas na escola;
  • Desinteresse pela interação social;
  • Problemas de autoestima;
  • Complicações no sono;
  • Distúrbios alimentares.

Ao se deparar com estes sintomas, é importante que amigos, familiares e profissionais de saúde sempre estejam atentos ao comportamento do adolescente, para saber o momento certo de procurar por ajuda especializada e obter informações sobre como lidar com a depressão na adolescência.

 

Aprenda como lidar com a depressão na adolescência

Na adolescência, o tratamento da depressão tem respostas bastante positivas. Por isso mesmo, quanto antes se estabelecer o diagnóstico dessa doença, melhor para o paciente.

Veja a seguir algumas orientações sobre como lidar com a depressão na adolescência, levando-se em conta os principais sintomas,assim como as características da doença:

 

Entenda que depressão é um problema

Primeiramente, é essencial que pais, amigos e familiares próximos estejam cientes da condição clínica do jovem e sempre o tratem com a compreensão que a delicadeza da situação exige.

Essa é uma forma preciosa de como lidar com a depressão na adolescência, já que atitudes relutantes por parte dos pais tende a postergar a melhora do quadro clínico do adolescente.

 

Conte com auxílio especializado

Como dissemos anteriormente, o diagnóstico precoce é a melhor forma para garantir um tratamento rápido e melhor para pacientes com depressão.

Sendo assim, uma das formas de lidar com a depressão na adolescência é buscando auxilio especializado. Hoje em dia, existem exames bem como avaliações que detectam rapidamente disfunções cognitivas que causam transtornos como depressão, ansiedade, TOC entre tantos outros. E, com base nesses testes é possível estabelecer a melhor via de tratamento para o adolescente.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida sobre como lidar com a depressão na adolescência? Acesse nosso site e conheça mais sobre os transtornos cognitivos que podem afetar crianças e adolescentes e quais soluções disponibilizamos para o diagnóstico e tratamento desses distúrbios.

 

Medical Tecnica é especialista em avaliação e reabilitação de problemas de memória e concentração em crianças e adultos. Nossos sistemas avançados de avaliações neuropsicológicas computadorizadas são usados para detectar deficiências cognitivas como TDAH, Alzheimer, Dislexia, Discalculia, Depressão e Autismo. Também oferecemos programas de treinamento, reabilitação e estimulação para queixas de memória.

Solicite uma apresentação!

Comments are closed.