Como é ter crise de ansiedade?

Como é ter crise de ansiedade? (17 de setembro de 2020)

 

A Organização Mundial da Saúde aponta que o Brasil está entre os países com pessoas mais ansiosas, abrangendo quase 20 milhões de indivíduos nessa situação. E em tempos de Pandemia, o numero de casos de ansiedade tem aumentado consideravelmente. Mas e você, sabe como é ter crise de ansiedade?

Quais sinais precisa observar? Ou até mesmo como diferenciar ansiedade e ataque de pânico?

Se a resposta for não, continue lendo esse artigo e confira mais detalhes para saber o que caracteriza o ataque de ansiedade e como diferenciar essa crise de outros problemas similares.

 

O que é a ansiedade?

Para você que não sabe como é ter crise de ansiedade, isto acontece quando os sentimentos são extravasados de forma extrema, incluindo desespero e nervosismo.

São momentos que envolvem estresse, medo e traumas. Quando se chega ao ponto de um ataque, trata-se de um quadro que pode indicar grave ansiedade crônica, sendo necessário a busca de ajuda especializada.

Se não houver um diagnóstico preciso do problema, bem como um tratamento especializado, esse quadro pode se agravar e causar outros transtornos, como depressão, síndrome do pânico e transtorno de ansiedade generalizada.

 

 Como é ter crise de ansiedade - Sintomas

Quando acontece a crise de ansiedade, o organismo fica em alerta e há liberação de Noradrenalina e de Adrenalina. A pessoa se sente inquieta, perturbada, insegura. E também sofre um conflito interno alimentado por pensamentos negativos, de modo a se sentir aprisionada emocionalmente.

Esse tipo de ataque pode acontecer a qualquer momento.E é mais frequente para quem tem agorafobia e depressão, por exemplo.

 

Como diferenciar crise de ansiedade e ataque de pânico

A diferença do ataque de pânico está na intensidade dos sintomas, bem como a duração e desencadeamento, que costumam ser mais acentuados que no ataque de ansiedade. No caso do pânico, dura mais tempo e a pessoa tem a sensação de que pode morrer.

 Confira abaixo alguns aspectos que mostram como é ter crise de ansiedade, ou seja, como ela se manifesta:

 

Medo extremo e repentino

De uma hora para outra, a pessoa percebe uma ameaça e começa a sentir medo sem saber por quê. Os pensamentos se tornam exagerados e ela não consegue controlá-los.

 

Coração acelerado

A taquicardia é comum na crise de ansiedade e o indivíduo fica assustado e com medo de um infarto.

 

Enjoo

Pode acontecer de haver vontade de regurgitar, além de mal estar, como azias e dores de estômago.

 

Raiva

Outro sintoma é o sentimento de raiva, irritação, vontade de gritar e de brigar com as pessoas, de forma defensiva, como se elas estivessem contra você.

 

Fraqueza

Há também a sensação de náusea, como se fosse desmaiar, visão turva e fraqueza.

 

 Pensamentos desorganizados

Os pensamentos ficam desordenados e a pessoa não consegue analisar racionalmente o que está acontecendo.

 

Calafrios

Também acontecem calafrios, tremores, sensação de sufocamento, sudorese, boca seca, formigamento e dificuldades para respirar.

 Na crise de ansiedade, cada pessoa pode reagir de determinada forma de acordo com os gatilhos. É preciso identificar o que desencadeia o ataque para poder tratá-lo.

Algumas estratégias que a pessoa pode utilizar é tentar se distanciar emocionalmente da situação, respirar fundo, tentar se distrair e aceitar a ideia de que está sofrendo um ataque para poder neutralizá-lo.

Gostou do post? Agora já sabe como é ter crise de ansiedade? Se você vem apresentando um ou mais dos sintomas descritos neste post, procure um médico é faça as avaliações necessárias para saber se o que você tem é mesmo ansiedade!

 

Nós, da empresa Medical Tecnica somos especialistas em testes neuropsicológicos computadorizados. Temos plataformas computadorizadas com baterias de testes neuropsicológicos para detectar AlzheimerTDAH, Discalculia, dislexia, etc. Até oferecemos programas de reabilitação e simulação para CCL, TDAH, discalculia, dislexia, concentração, etc.

Entre em contato para marcar uma apresentação online (20 min) e saiba mais sobre nossa plataforma neuropsicológica computadorizada.

Comments are closed.