Benefícios do exercício para a saúde mental

Benefícios do exercício para a saúde mental (22 de julho de 2020)

Quando falamos em exercício logo pensamos apenas na parte física do nosso corpo. Mas, o que poucos conhecem são os benefícios do exercício para a saúde mental.

Hoje em dia, distúrbios psicológicos como a ansiedade, depressão e outros podem ser tratados com a ajuda de exercícios de vários tipos. Desde uma simples caminhada, até uma aula de boxe. No final das contas o que vale mesmo é o bem-estar que a atividade física proporciona para a nossa saúde física e mental.

Quais são benefícios do exercício para a saúde mental?

Os principais benefícios do exercício para a saúde mental são os mais variados possível. Mas, dentre os principais, podemos citar:

  • Sensação de bem-estar;
  • Mais energia de dia;
  • Melhora no sono durante a noite;
  • Positividade em relação à vida;
  • Diminuição do stress;
  • Autoestima elevada.

É importante lembrar que não é necessário se tornar um atleta do dia para noite para desfrutar dos benefícios do exercício para a saúde mental. Isso porque, já é comprovado cientificamente que uma pequena quantidade de atividades físicas por dia é o suficiente para garantir bem-estar físico e mental.

Além disso diversos problemas psicológicos podem ser tratados parcialmente com a ajuda de exercícios, tornando-os uma poderosa ferramenta para ajudar pacientes com transtornos psicológicos.

 Qual o papel dos exercícios físicos no tratamento de transtornos psicológicos?

Sabemos que transtornos psicológicos como a depressão podem ser tratados com o auxilio de exercícios.Além disso, é comprovado que até certo grau depressivo o exercício tem a mesma eficácia que medicamentos, por isso é importante manter uma rotina de exercícios para evitar recaídas.

Exercício e depressão

Na depressão, a prática de exercício físico promove alterações cerebrais bem como libera uma quantidade significativa de endorfina. Isso proporciona uma sensação de bem-estar e colabora para a interrupção do ciclo de pensamentos ruins comuns nesse tipo de transtorno.

Ansiedade e TDAH

O exercício funciona também como uma alternativa para combater a ansiedade, além de proporcionar a diminuição do estresse e de todos os malefícios que ele traz consigo.

Já no TDAH (transtorno de déficit de atenção com hiperatividade) o exercício auxilia no aumento da atenção e foco, proporcionando os mesmos efeitos que medicamentos usados para esse transtorno, além disso reduz também os sintomas causados pelo TEPT (estresse pós-traumático ou trauma).

A regra é simples, ao fazer algum tipo de exercício o seu corpo e sua mente ficam diretamente ligados e ao fazer seu corpo se sentir melhor automaticamente sua mente também se sentirá melhor.

Comece já!  Não é necessário correr uma maratona logo de inicio, pois qualquer exercício como uma simples caminhada já traz muitos benefícios para a saúde mental.

No começo pode parecer difícil ter uma rotina de exercícios, principalmente quando envolve também problemas psicológicos, mas após dar o primeiro passo a prática de atividades físicas acaba se tornando um hábito e os benefícios do exercício para a saúde mental começaram a surtir mais efeito, melhorando assim a sua qualidade de vida.

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