Avaliação neuropsicológica no autismo (07 de janeiro de 2021)
Quando falamos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, muitas vezes é comum achar que só há um único modo dessas pessoas apresentarem os sintomas. Contudo, o autismo apresenta alguns níveis. E contar com a avaliação neuropsicológica no autismo é fundamental na hora de identificar e estabelecer a melhor abordagem terapêutica para cada um deles.
Continue lendo esse artigo e entenda um pouco mais sobre a avaliação neuropsicológica e sua importância para pessoas com autismo. Confira!
O que é avaliação neuropsicológica?
A avaliação neuropsicológica, de forma simplificada, corresponde a um conjunto de testes e avaliações que buscam identificar falhas nas funções cognitivas de um indivíduo.
Com a avaliação psicológica também é possível auxiliar no tratamento de vários transtornos, minimizando seus efeitos sobre o bem-estar e qualidade de vida do paciente. O transtorno do espectro autista é um deles.
Para quem é indicada a avaliação neuropsicológica?
A avaliação neuropsicológica é indicada para qualquer pessoa que apresente sinais de alguma disfunção cognitiva, pois com a avaliação é possível identificar o grau e as áreas afetadas.
Normalmente, os testes são realizados em qualquer idade, especialmente na infância, pois nessa fase começam a aparecer os sintomas.
A importância da avaliação neuropsicológica no autismo
A avaliação neuropsicológica é importante para o diagnóstico de qualquer distúrbio mental. Quando falamos da avaliação neuropsicológica no autismo, seu papel basicamente é o de identificar as falhas cognitivas responsáveis pelos sintomas e o grau de autismo que uma pessoa apresenta.
Existem pessoas com o transtorno de espectro autista que possuem uma dificuldade no aprendizado, enquanto que outras podem até aparentar uma vida “normal”, mas sentem que não se encaixam na sociedade. O que, aliás, se deve a sua dificuldade de socializar com outras pessoas.
Ou seja, não há como afirmar que todo autista apresenta sempre os mesmos sintomas. A avaliação neuropsicológica no autismo é relevante justamente por isso. Este exame consegue observar e analisar essas particularidades para que, assim, o tratamento clinico seja realizado de acordo com as necessidades de cada indivíduo.
Tipos e como ocorrer a intervenção em casos de autismo
Basicamente, os tipos mais comuns de autismo e que necessitam de uma intervenção neuropsicológica, são:
- Síndrome de Asperger: Forma mais leve onde o individuo conta com um nível de inteligência superior e também tem obsessão por um objeto ou assunto especifico. Se não diagnosticado precocemente, pode desenvolver depressão ou ansiedade na vida adulta.
- Transtorno Invasivo do Desenvolvimento: Forma intermediária e que apresenta sintomas variáveis que vão desde comportamentos repetitivos, até dificuldade para interagir socialmente.
- Transtorno Autista: Forma clássica e mais grave do autismo, onde várias capacidades cognitivas são afetadas.
- Transtorno Desintegrativo da Infância: Forma grave, porém menos comum, que se manifesta entre os 2 e 4 anos de idade, com perda das habilidades linguísticas e intelectuais.
A avaliação neuropsicológica é feita a partir da aplicação de um conjunto de testes e exames onde se analisa todos os aspectos cognitivos comprometidos e, com isso, define-se o tipo, bem como o grau, de autismo do paciente.
Dessa forma, a avaliação neuropsicológica no autismo constata as particularidades daquele indivíduo, corroborando assim para um melhor acompanhamento clinico.
Agora que você compreendeu a importância da avaliação neuropsicológica no autismo, não perca tempo e agende agora mesmo uma avaliação conosco!
Medical Tecnica é especialista em avaliação e reabilitação de problemas de memória e concentração em crianças e adultos. Nossos sistemas avançados de avaliações neuropsicológicas computadorizadas são usados para detectar deficiências cognitivas como TDAH, Alzheimer, Dislexia, Discalculia, Depressão e Autismo. Também oferecemos programas de treinamento, reabilitação e estimulação para queixas de memória.