Apraxia – O que é, sintomas e como tratar

(Este artigo foi originalmente publicado em Avaliações Neuropsicológicas).

Apraxia – O que é, sintomas e como tratar (27 de agosto de 2020)

 

Realizar movimentos como vestir uma camiseta ou pronunciar uma determinada palavra, por exemplo, pode ser algo simples para a maioria das pessoas, mas um grande desafio para quem sofre com apraxia, um distúrbio neurológico que pode comprometer o bem-estar e qualidade de vida de uma pessoa se não descoberto e tratado a tempo.

Continue lendo esse post e saiba mais sobre o que é apraxia, quais tipos existem, sintomas, tratamento e o que fazer para prevenir esse tipo de transtorno. Confira!

 

Apraxia – O que é

 A apraxia é uma doença que atinge os neurônios. Existem diversos tipos de manifestação dessa enfermidade e que trazem reações diferentes ao organismo. Dentre os tipos de apraxia que existem atualmente, estão:

  • Limbo-cinética – Nesse caso, os indivíduos não são capazes de movimentar dedos, braços ou pernas ordenadamente.
  • Ideomotora – A apraxia ideomotora dificulta o acompanhamento de comandos verbais para realizar movimentos.
  • Conceitual – Parecido com a ideomotora, a apraxia conceitual envolve dificuldade em realizar tarefas com diferentes etapas.
  • Buco-facial – Nesse tipo, é difícil realizar movimentos do rosto e dos lábios.
  • Construtiva – Na apraxia construtiva há dificuldade em desenhar elementos simples.
  • Apraxia oculomotora – Este é um tipo onde a pessoa não consegue realizar movimentos com os olhos.
  • Verbal – Movimentos como a fala são dificultados para quem possui apraxia verbal.

 

Causas e sintomas

Algumas das causas da apraxia são demência, AVC, traumatismo craniano e tumores. Ela se manifesta quando áreas do cérebro não desempenham suas funções corretamente.

Podem haver lesões que afetem as vias neurais relacionadas a memórias de movimentos. No caso de apraxia por AVC, pode haver melhora em pouco tempo.

 Outro motivo para apraxia é uma disfunção genética. Entre os sintomas, o que predomina é a impossibilidade de realizar movimentos simples, mesmo que a pessoa entenda os comandos.  Além disso, pode haver problemas cerebrais de afasia, causando deficiência linguística.

 

Diagnóstico

No diagnóstico da apraxia, o médico levantará histórico da pessoa, bem como analisará sintomas e identificará causas. Também são realizados testes de comunicação verbal e não-verbal, desempenho de atividades, coordenação, audição e capacidade linguística.

 

Tratamento para apraxia

O tratamento envolve terapia física e ocupacional, que trabalham a relação dos sons por meio de repetição, movimentos, uso de ritmos da fala com um metrônomo, uso de materiais como caneta, papel e computador para comunicação, sessões com fonoaudiólogo.

 Crianças, adultos e idosos que têm essa enfermidade devem fazer tratamentos ao longo da vida. Esses pacientes não conseguem realizar atividades de forma independente e devem ser acompanhados por familiares e profissionais.

O afeto é essencial para que haja estímulos e motivação na busca pela resolução do quadro. Em alguns pacientes os sintomas melhoram com o tempo, enquanto para outros a doença pode ser permanente.

 

Como prevenir

Uma das formas de prevenir a apraxia é por meio de uma avaliação neuropsicológica, que consegue identificar disfunções cerebrais e, com isso, mapear rapidamente o problema. Dessa forma, é possível garantir um diagnostico mais preciso do problema assim como um tratamento que ameniza os efeitos da doença.

Portanto se você sente um ou alguns dos sintomas listados nesse post, procure um médico e não deixe de fazer uma avaliação neuropsicológica para verificar se o que você tem é aprazia ou qualquer outro tipo ligado as suas funções neurológicas.

 

Nós, da empresa Medical Tecnica somos especialistas em testes neuropsicológicos computadorizados. Temos plataformas computadorizadas com baterias de testes neuropsicológicos para detectar AlzheimerTDAH, Discalculia, dislexia, etc. Até oferecemos programas de reabilitação e simulação para CCL, TDAH, discalculia, dislexia, concentração, etc.

Entre em contato para marcar uma apresentação online (20 min) e saiba mais sobre nossa plataforma neuropsicológica computadorizada.

Comments are closed.