Alzheimer de início precoce- saiba tudo!
Muitas pessoas acreditam que o Alzheimer é um distúrbio que acomete apenas pessoas idosas. Contudo, este é um problema que pode afetar pessoas mais jovens. E quando isto acontece, dizemos se tratar de um quadro de Alzheimer de início precoce.
Ainda que seja um mistério a ser desvendado pela ciência, a ocorrência de Alzheimer em pessoas mais jovens, assim nos idosos, costuma deixar sequelas tanto no doente quanto nos familiares. Para entender melhor, continue lendo e saiba tudo á respeito. Confira!
O que é Alzheimer de início precoce?
O Alzheimer de início precoce consiste em uma doença genética hereditária que geralmente inicia-se antes dos 65 anos. Na maioria dos casos, ela acomete pessoas na faixa entre 30 e 50 anos de idade.
Conhecida também como demência pré-senil, o Alzheimer de início precoce possui como causa o excesso de produção da proteína Tau assim como a Beta-Amiloides no cérebro.
Quais são os sintomas do Alzheimer de início precoce?
O Alzheimer de início precoce ou Alzheimer precoce, causa a perda da cognição de forma rápida e sem uma razão aparente. Com isso, surgem os diversos sintomas abaixo:
- Esquecimento de tarefas comuns, como esquecer se almoçou ou não;
- Falhas frequentes de memória, como esquecer o próprio nome, por exemplo;
- Confusão mental, como não saber onde está ou então o que foi fazer;
- Guardar itens em locais incomuns, como o celular na geladeira, por exemplo;
- Ficar em silêncio ou então aéreo por um longo período, como em uma conversa;
- Ter dificuldade para dormir ou então dormir em excesso;
- Perda dos movimentos, como dificuldade para levantar;
- Apresentar sinais de depressão, como vontade de se isolar, por exemplo;
- Sinais de hipersexualidade, como masturbação em locais públicos;
- Sinais de irritabilidade em excesso ou excesso de apatia;
- Agressividade com familiares, como atirar objetos e xingamentos.
Qual o tratamento?
Não é raro que os primeiros sintomas sejam vistos pelos familiares como estresse ou então distração. Com isso, o quadro tende a se agravar com o tempo.
Por isso, ficar atento aos sinais acimas é importante para que o diagnostico seja feito e o tratamento seja iniciado o quanto antes.
O tratamento consiste em medidas para reduzir os impactos dos sintomas na vida do paciente. Além do acompanhamento com o neurologista, o tratamento consiste na administração de medicamentos a serem prescritos pelo médico.
Como prevenir?
O Alzheimer, seja ele de início precoce ou não, é uma doença que não tem cura. Mas, é possível prevenir e até mesmo amenizar seus sintomas para casos já diagnosticados.
Como medidas de prevenção, estão:
- Manter uma alimentação saudável;
- Ter uma rotina de exercícios físicos;
- Evitar o uso de álcool, assim como de nicotina;
- Procurar praticar hobbies;
- Manter o convívio social.
Além disso, a avaliação neurológica também é um excelente recurso para quem deseja diagnosticar precocemente este problema. E, com isso, adotar medidas para amenizar seus efeitos, garantindo uma maior qualidade de vida para o paciente.
Saiba mais sobre a avaliação neuropsicológica e como ela pode contribuir em casos de Alzheimer de início precoce acessando este link!
Medical Técnica é especialista em avaliação e reabilitação de problemas de memória e concentração em crianças e adultos. Nossos sistemas avançados de avaliações neuropsicológicas computadorizadas são usados para detectar deficiências cognitivas como TDAH, Alzheimer, Dislexia, Discalculia, Depressão e Autismo. Também oferecemos programas de treinamento, reabilitação e estimulação para queixas de memória.