A doença de Alzheimer é hereditária?

A doença de Alzheimer é hereditária?  (10 de agosto de 2020)

 

A doença de Alzheimer é hereditária, ou seja, pode ser transmitida por fatores genéticos. Trata-se de uma enfermidade crônica que afeta a memória e o movimento.

Uma das consequências mais recorrentes desse distúrbio é a demência, que dificulta a rotina do indivíduo em suas tarefas cotidianas. E muitos fatores em relação a essa doença são cientificamente desconhecidos bem como não há consenso sobre suas causas.

Continue lendo esse post e entenda mais sobre a doença de Alzheimer e sua hereditariedade.

Fator hereditário para doença de Alzheimer

No Alzheimer, existem os chamados genes de risco e os genes determinísticos. No caso dos genes de risco, há possibilidade maior de desenvolver a doença. Ou seja, entre 20 e 25% das pessoas com esse código genético podem ter o Alzheimer permanentemente.

Se ambos os pais tinham o gene, o risco é maior. Além disso, sua presença leva a sintomas e diagnósticos precoces. Nesse caso em que a doença de Alzheimer é hereditária, os genes de risco estabelecem ligação com o cérebro e com a comunicação das células nervosas.

Já os genes determinísticos são divididos em três tipos:

  • Proteína precursora do amilóide (APP);
  • Presenilina-1 (PS-1);
  • Presenilina-2 (PS-2).

 Eles acumulam excessivamente o peptídeo amiloide beta, uma proteína prejudicial às funções cerebrais. Esse tipo de gene não acontece com todas as pessoas com Alzheimer em fase inicial.

Os genes determinísticos se manifestam antes dos 65 anos, mas pode acontecer de apresentarem efeitos entre 40 e 50 anos.

 Fatores de risco para a doença de Alzheimer

Basicamente, os principais fatores de risco para a doença de Alzheimer são:

·         Idade

É o fator mais relevante para essa doença. Acima dos 65 anos os idosos são mais propícios ao desenvolvimento do Alzheimer. Aos 85, uma em cada três pessoas apresentam essa enfermidade.

·         Histórico familiar

A doença de Alzheimer é hereditária e ter algum familiar próximo aumenta os riscos de desenvolver esse distúrbio, assim como outros transtornos associados a ele.

·         Traumatismo craniano

Indivíduos que sofreram acidentes e tiveram traumatismo craniano grave também apresentam maior risco de desenvolver a doença.

·         Problemas cardíacos

Problemas cardiovasculares aumentam as chances de se ter a doença de Alzheimer, entre eles alta pressão arterial, AVC e alto colesterol.

Como identificar a doença de Alzheimer

Um dos sintomas do Alzheimer é o impedimento ou dificuldade de reconhecer pessoas, devido à perda de memória.

Pode haver confusão e perda do equilíbrio emocional, com alterações no humor, não saber se orientar no tempo ou lugar, dificuldade de realizar tarefas simples e de reconhecer objetos.

 Esses pacientes demandam cuidados cada vez mais frequentes no dia a dia, em tarefas como trocar de roupa ou escovar os dentes.

Após o aparecimento dos primeiros sintomas, a longevidade de quem tem Alzheimer costuma ser de 8 a 10 anos.

Consulta ao médico

É essencial que um médico seja procurado quando aparecem os primeiros sintomas. Como a doença de Alzheimer é hereditária, será investigado se há alguém na família com a doença, entre outros fatores.

É importante também que a família tenha um diário de sintomas, para que o caso seja valiado ao longo do tempo. (Faça Avaliação da Memória )

Os testes genéticos são recomendados em casos precoces, mas a presença dos genes não necessariamente significa que uma pessoa terá Alzheimer.

Leia mais aqui sobre Comprometimento Cognitivo Leve CCL ou precoce Alzheimer.

 

Nós, da empresa Medical Tecnica somos especialistas em testes neuropsicológicos computadorizados. Temos plataformas computadorizadas com baterias de testes neuropsicológicos para detectar AlzheimerTDAH, Discalculia, dislexia, etc. Até oferecemos programas de reabilitação e simulação para CCL, TDAH, discalculia, dislexia, concentração, etc.

Entre em contato para marcar uma apresentação online (20 min) e saiba mais sobre nossa plataforma neuropsicológica computadorizada.

 

 

 

Comments are closed.