Os sintomas do Comprometimento Cognitivo Leve

Os sintomas do Comprometimento Cognitivo Leve

O Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) é um estágio intermediário entre as alterações cognitivas normais relacionadas com a idade e os sintomas mais graves que indicam demência. O CCL pode envolver problemas de memória, linguagem, pensamento e julgamento que são maiores do que as mudanças normais relacionadas à idade. Entretanto, a linha divisória entre o CCL e os problemas de memória normais nem sempre é clara, muitas vezes a diferença está nos graus. Por exemplo, é normal ter alguns problemas para se lembrar dos nomes das pessoas, porém não é normal esquecer os nomes de seus familiares próximos e amigos e, em seguida, ainda não ser capaz de recuperá-los depois de um período de tempo.

capacidade funcional cognitiva-jpeg

Se você tem um Comprometimento Cognitivo Leve, você e sua família ou amigos próximos provavelmente estarão cientes do declínio em sua memória ou função mental. Mas, ao contrário de pessoas com a demência já desenvolvida, você ainda é capaz de ser funcional em sua vida diária, sem depender dos outros.

Embora muitas pessoas com CCL, eventualmente, desenvolvem a doença de Alzheimer ou outro tipo de demência, isso não significa que é inevitável. Algumas pessoas com CCL planam numa fase relativamente suave de declínio, enquanto outros voltam ao normal. O curso é difícil de prever, mas, em geral, quanto maior o grau de comprometimento da memória, maior o risco de desenvolver demência em algum momento no futuro.

  • Perdas ou descolamento frequente das coisas;
  • Esquecimentos frequentes de conversas, compromissos, ou eventos;
  • Dificuldade para lembrar os nomes de recém conhecidos;
  • Dificuldade para seguir o fluxo de uma conversa;