O que é a perda de memória?

O que é a Perda de Memória?

Muitas condições, não só a doença de Alzheimer, podem causar perda de memória em idosos.

Obter um diagnóstico rápido, além dos cuidados adequados, é importante.

Todo mundo esquece as coisas de vez em quando. Não consiguir se lembrar onde colocou as chaves do carro ou esquecer o nome de alguém é perfeitamente normal e acontece com todos nós. No entanto, se você está preocupado que sua memória, ou a de alguém que você conhece, está piorando ou começando a afetar dseu dia-a-dia, é imprescindível falar com o seu médico de confiança.

Procure ajuda se você:

  • Tem dificuldade para se lembrar de fatos recentes, mesmo que sua memória do passado esteja boa;
  • Acha que é difícil acompanhar conversas ou programas de televisão;
  • Começar a repetir para você mesmo(a) o que tem que fazer com maior frequência ou se perder em sua linha de pensamento;
  • Tem dificuldade em fazer tarefas rotineiras (por exemplo, manejar suas finanças, seguir uma receita ou fazer compras de supermercado);
  • Observar que as outras pessoas estão comentando sobre o seu esquecimento;

O mais importante, se você perceber qualquer alteração do seu funcionamento normal, é que você converse com seu médico sobre as mudanças específicas que está enfrentando. Estas informações são de extrema importância para um diagnóstico precoce.

Existe ajuda disponível e tratamentos que podem, em alguns casos, diminuir os sintomas. Pessoas com comprometimento de memória e suas famílias costumam dizer que entender sobre o problema ajudou a recuperar parte do controle sobre a situação e seu futuro.