Por que o rastreio da memória é importante?

Por que o rastreio da memória é importante?

Nem todos os problemas de memória estão relacionadas com a demência. Por exemplo, depressão, deficiências de vitaminas ou problemas da tiróide podem piorar a memória e ser tratados. Detectar o Comprometimento Cognitivo Leve (CCL), que causa perda de memória leve e pode eventualmente levar a doença de Alzheimer quando diagnosticados precocemente, permite ao médico iniciar o tratamento o mais cedo possível.

Na verdade, a fase pré-clínica da demência geralmente precede o diagnóstico clínico por muitos anos. Durante esta fase, as pessoas que terão demência já possuem déficits cognitivos detectáveis na memória, atenção, tempo de reação, velocidade psicomotora e / ou função executiva. Isto acontece em todas as formas de demência, independentemente da causa ou patologia. Se alguém fosse capaz de detectar esse comprometimento leve em indivíduos que estão em risco para a demência, as medidas necessárias poderão ser tomadas, talvez, na direção do tratamento precoce ou, pelo menos, no serviço de planejamento a longo prazo. A solução consiste em detectar a doença durante a sua fase de pré-sintomática.

Condições de demência, como a doença de Alzheimer (AD) e a demência vascular, podem ser prevenidas ou tratadas de forma eficaz. Pode não ser possível reverter o curso da doença, uma vez que está bem estabelecido. Mas pode ser tratada se a doença for detectada cedo para atrasar o seu aparecimento, retardar seu curso, ou limitar a deficiência que pode ser gerada. Portanto, neste caso, a questão do diagnóstico precoce é particularmente importante.

Em essência, o que se tenta fazer com uma bateria de triagem cognitiva computadorizada é identificar pacientes que estão em risco de demência em virtude do CCL (comprometimento cognitivo leve). Sabemos que nem todo mundo com CCL de fato desenvolve demência, mas sabemos que é um dos mais fortes preditores de demência. Nenhum outro sinal ou outro teste, nem mesmo o teste genético, é um preditor compatível.