A avaliação neuropsicológica completa é necessária?

A paciente realmente precisa de uma avaliação neuropsicológica completa durante a sua avaliação primária?

É importante rever a questão da avaliação cognitiva objetiva porque os médicos precisam de uma tecnologia que é mais sensível e mais abrangente do que o mini exame do estado mental (MEEM ou Mini Mental) e menos dispendioso e mais rápido do que testes neuropsicológicos. Os médicos devem ser capazes de testar pacientes e gerar resultados confiantes e precisos, além de um relatório claro. Eles deveriam testar pacientes em intervalos freqüentes para medir os efeitos do tratamento e para acompanhar o curso da doença mental de um paciente com o passar dos anos. Eles precisam de medidas objetivas para a detecção de demência pré-sintomática. E, simplesmente, de um ponto de vista econômico, ajuda a linha de fundo para adotar um procedimento clínico, especialmente um que aumente a eficiência e gere valor crescente para os pacientes e pouco custo para o provedor.

 A Bateria completa de testes neuropsicológicos é cara e demorada, além de abrangentes, pois o paciente tem tarefas longas a fazer. Eles não são adequados para administração repetida, especialmente em intervalos frequentes, e que são apenas marginalmente sensíveis aos efeitos sutis de medicação psicotrópica.

Vantagens de usar um teste neuropsicológica computadorizado

Por outro lado, o SCREEN tem vantagens claras em relação ao testes de papel e lápis tradicional. Estes incluem uma maior padronização na administração e pontuação, tempo de reação, depressão, informações do histórico pessoal, etc. Os pacientes apreciam sua brevidade, não têm dificuldades operacionais do computador e informalmente apareceram mais relaxados por estar sendo testados por um computador, ao invés de uma pessoa.

Nosso teste computadorizado pode até mesmo distinguir demência de depressão. O SCREEN foi projetado para uso clínico. É capaz de melhorar a precisão e a eficiência da avaliação cognitiva. Como bateria de triagem, é tão bom ou melhor do que testes neuropsicológicos convencionais, tal como Mini Mental e MoCA. Não é um instrumento de diagnóstico: é muito sensível à disfunção cognitiva leve.

Não necessita de espaço físico, somente de uma pequena sala com mesa para o computador e uma cadeira.