O que é Transtorno ou Comprometimento Cognitivo Leve?

O Transtorno Cognitivo Leve, Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) ou Alzheimer em fase inicial é um estado transitório entre o envelhecimento cognitivo normal e a demência leve. É uma condição clínica na qual a pessoa apresenta perda de memória maior que a esperada para sua idade, e essa condição clínica não satisfaz os critérios para a Doença de Alzheimer provável. Os critérios diagnósticos utilizados para o Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) são:

a) queixa de problemas de memória, preferencialmente, corroborada por um informante;

b) declínio da memória, comparado à idade e educação;

c) função cognitiva geral preservada;

d) atividades da vida diária intactas;

e) não preenche os critérios de demência

CCL a demencia

 Transtorno cognitivo leve pode ser o primeiro sinal de risco para o desenvolvimento de futuras demências como o Mal de Alzheimer

Para detectar o Comprometimento Cognitivo Leve médicos e psicólogos com especialização em neuropsicologia aplicam testes de avaliação que devem ser feitos semestralmente para verificar se há piora do quadro cognitivo e iniciar, assim, o tratamento com os mesmos remédios do Alzheimer, mas em doses ajustadas. Hoje, acreditamos que a maioria dos pacientes com Alzheimer não responde ao tratamento porque ele foi iniciado entre cinco a sete anos após o começo da doença. O tratamento na hora certa não cura, mas pode estabilizar a progressão dos sintomas. E isso quando se fala em Alzheimer é muito importante porque se você consegue manter um paciente por dois ou três anos sem progressão, talvez neste tempo já exista um tratamento mais eficiente contra a doença. A avaliação neuropsicológica é a única que funciona nos casos do comprometimento cognitivo leve, porque consegue adiantar em cinco anos o que mostram as ressonâncias magnéticas.

Causa / Prevenção do Compropemtimento Cognitivo Leve?

O que causa o Transtorno / Comprometimento Cognitivo Leve ainda está em investigação, mas acredita-se que os possíveis gatilhos sejam os mesmos da demência.
Como prevenir? Evitando o uso abusivo de álcool, o tabagismo e o sedentarismo, ao mesmo tempo em que se controla o colesterol, a diabetes e os triglicerídeos, cuidando com a obesidade abdominal. Ou seja, os mesmos sinais e sintomas de risco de doenças cardiovasculares.

man and grand children